Notícias
01/03/2013 - 07h59
Empresa quer antecipar em dez anos renovação no Porto de Santos
Fonte: Folha de S. Paulo

A Santos Brasil, maior terminal de contêineres do país, quer antecipar em dez anos a renovação do contrato de arrendamento no porto de Santos, que venceria apenas em 2022.
A empresa alega que precisa ter previsibilidade para um investimento de R$ 700 milhões no terminal para adequá-lo aos mega navios de contêineres.
Segundo Antonio Duarte Sepúlveda, presidente da Santos Brasil, o terminal deverá começar a receber mega navios em 2013. São embarcações que transportam entre 9.000 e 10 mil TEUs (cada TEU equivale a um contêiner de 20 pés). Hoje, cruzam pelo porto santista navios que transportam 7.000 TEUs.
No comércio transoceânico do hemisfério norte, operam navios com capacidade de 12 mil TEUs.
No comércio transoceânico do hemisfério norte, operam navios com capacidade de 12 mil TEUs.
Com o investimento, a Santos Brasil ampliará o cais dos atuais 980 metros para 1.200 metros. Isso será necessário para que a Santos Brasil continue a ter condições de receber até três embarcações ao mesmo tempo.
Os novos navios têm 400 metros de comprimento, o equivalente a quatro campos de futebol. Com um cais de 980 metros, o terminal teria condições de, no máximo, operar dois navios por vez. "Terminal portuário precisa ter escala. Se não fizermos esses investimentos, vamos perder escala", diz Sepúlveda.
Com a expansão, o terminal amplia a capacidade de movimentação de contêineres de 2 milhões para 3 milhões de TEUs por ano.
A empresa pretende apresentar o projeto e a proposta de renovação do arrendamento à Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo) logo após a aprovação no Congresso da MP 595.