Notícias
16/02/2022 - 10h33
Empresas prorrogam suspensão da temporada de cruzeiros no Brasil até 4 de março
Fonte: A Tribuna On-line
Previsão inicial era de que as embarcações voltassem a navegar na próxima sexta-feira
A temporada brasileira de cruzeiros marítimos permanecerá suspensa até, pelo menos, o próximo dia 4 de março. Havia a previsão de que as embarcações voltassem a navegar na próxima sexta-feira (18). Porém, diante de indefinições sobre os protocolos da covid-19, as armadoras decidiram que os cinco transatlânticos continuarão fundeados na Barra de Santos.
A informação é da Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros (Clia Brasil). De acordo com a entidade, é necessário que todos os estados e municípios onde há escalas dessas embarcações estejam alinhados com os protocolos de segurança estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
“As operações de cruzeiros possuem características técnicas específicas, que precisam ser trabalhadas com total uniformidade em todo o território nacional”, destacou a Clia Brasil, em nota.
A temporada de cruzeiros foi suspensa no início deste ano, após surtos de covid-19 em diversas embarcações. Os casos foram detectados após testes a bordo. Esta testagem diária é uma das exigências da Anvisa para as operações. Segundo o órgão, todos os turistas devem estar com o ciclo vacinal completo e só embarcam após apresentarem testes negativos.
Máscaras, distanciamento social e menor ocupação dos navios para a reserva de cabines aos contaminados também fazem parte do protocolo da autoridade sanitária. Segundo a Clia Brasil, de um total de aproximadamente 130 mil passageiros transportados, entre 5 de novembro de 2021 e 3 de janeiro deste ano, cerca de 1.100 casos foram confirmados, o que representa menos de 1% do total das pessoas a bordo.
“A temporada atual, que começou em novembro de 2021, tinha previsão de movimentar mais de 360 mil turistas, com impacto de R$ 1,7 bilhão, além da geração de 24 mil empregos, envolvendo uma cadeia extensa de setores da economia, entre eles comércio, alimentação, transportes, hospedagem, serviços turísticos, agenciamento, receptivos e combustíveis, entre muitos outros”, destacou a entidade.
Durante o período de suspensão da temporada, cerca de 7 mil tripulantes serão imunizados com a terceira dose da vacina contra a covid-19 no Porto de Santos. A aplicação das doses é feita em parceria entre a Prefeitura de Santos, o Ministério da Saúde e as armadoras.






Área Restrita