Notícias
14/03/2022 - 10h47
Encontro Porto & Mar reunirá autoridades na próxima sexta em Santos
Fonte: A Tribuna On-line
Evento, do Grupo Tribuna, terá, entre outros, o ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas
Esclarecer para a comunidade portuária o processo de desestatização da gestão do Porto de Santos é o objetivo do primeiro Encontro Porto & Mar de 2022, que será realizado sexta-feira (18), às 14 horas, na sede do Grupo Tribuna, em Santos. Com a participação do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, o evento é visto como uma oportunidade de debates e interação sobre o tema.
Um dos principais projetos do Governo Federal para este ano é a desestatização da Santos Port Authority (SPA), que já está em andamento. Ela teve uma primeira audiência pública realizada na Cidade e voltará a ser debatida amanhã, pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), de forma virtual.
Mesmo assim, a comunidade portuária aponta a necessidade de mais debates sobre o tema. Questões como restrições de participação de armadores e operadores no leilão da SPA e as obrigações do novo gestor estão na lista de temas que ainda são uma incerteza.
“Desde o anúncio do projeto pelo Governo Federal, há dúvidas sobre o tema e o encontro Porto & Mar 2022 promete esclarecer todos os pontos, reunindo o ministro da Infraestrutura, os principais articulistas do setor portuário por meio dos colunistas do jornal A Tribuna e presidentes das associações que representam o setor”, explica o apresentador do programa Porto 360, Maxwell Rodrigues.
Presenças confirmadas
Participarão da solenidade de abertura o prefeito de Santos, Rogério Santos (PSDB), e a deputada federal Rosana Valle (PSB).
Na lista de participantes, além do ministro, estão o presidente da Federação Nacional dos Operadores Portuários (Fenop), Sérgio Aquino; o presidente da Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP), Jesualdo Silva; o diretor-executivo da Associação Brasileira de Terminais de Contêineres (Abratec), Caio Morel; a diretora-executiva da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP), Luciana Guerise; e o presidente da Federação Nacional das Agências de Navegação Marítima (Fenamar), Marcelo Neri; além do diretor-presidente da SPA, Fernando Biral.
Especialistas no setor portuário que são colunistas de A Tribuna também participarão do evento, em uma mesa de debates com o ministro. Entre eles: o advogado Lucas Rênio, especializado na relação capital-trabalho; o executivo de gestão de pessoas e recursos humanos Hudson Carvalho; o engenheiro e especialista em tecnologia e logística portuária Ricardo Pupo; e a professora, jurista e juíza arbitral Eliane Octaviano.
Na lista de colunistas, ainda estão o professor da FGV e ex-presidente do Cade, Gesner Oliveira; o advogado e mestre em Direitos Difusos Marcelo Sammarco; e o engenheiro e economista Frederico Bussinger, que já foi presidente da Companhia Docas de São Sebastião (CDSS) e diretor da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), atual SPA.






Área Restrita