Notícias
01/07/2013 - 04h29
ES recebe novos investimentos no setor portuário
Fonte: Assessoria de Imprensa do Governador Rodolfo Harckbart

O Porto de Vitória pode ser o primeiro no país a receber o Sistema de Monitoramento do Tráfego de Embarcações (VTMIS). O edital para contratação, lançado no último dia 27, foi apresentado na tarde da última sexta-feira, na Residência Oficial da Praia da Costa, em Vila Velha, onde o governador Renato Casagrande, acompanhado da subsecretrária de Comércio Exterior e Relações Internacionais, Mayhara Chaves, recebeu o diretor do Departamento de Sistemas de Informações Portuárias da Secretaria Especial de Portos, Luis Claudio Montenegro, e o presidente da Companhia Docas do Espírito Santo, Clovis Lascosque.
O VTMIS (siga em inglês para Vessel Traffic Management Information System) é um sistema de auxílio, controle e monitoramento do tráfego de embarcações na área do porto e em suas imediações. O sistema proporciona mais eficiência nas operações portuárias, como filas de embarcações otimizadas, melhora na utilização das áreas de fundeio, atracação dos navios e canal acesso, além de contribuir para redução do tempo de espera das embarcações e no aumento da segurança da navegação e proteção ao meio ambiente.
De acordo com o governador Renato Casagrande, os investimentos em portos são prioridades para o Espírito Santo. “Temos que resolver nossos gargalos de infraestrutura. Estamos iniciando nosso quarto ciclo de desenvolvimento, que exige uma grande eficiência estrutural, uma vez que é isso que dá suporte a esse ciclo, caracterizado pela agregação de valor à economia, por meio de projetos inovadores e investimentos em educação, qualificação e inovação”, avaliou.
O VTMIS é parte do projeto de Inteligência Logística Portuária que está sendo desenvolvido pela Secretaria Especial de Portos e que prevê a integração dos sistemas Cadeia Logística Inteligente e Porto sem Papel.
A subsecretária de Comércio Exterior e Relações Internacionais, Mayhara Chaves, informou que o objetivo do investimento é aumentar a eficiência das movimentações portuárias, por meio dos agendamentos eletrônicos e sincronização de informações entre os navios e o transporte terrestre. “O sistema de cadeia logística sincroniza as informações do transporte terrestre e do transporte aquático nos portos, otimizando o processo e tornando nosso porto mais eficiente e competitivo”, destacou.
Segundo o diretor do Departamento de Sistemas de Informações Portuárias da Secretaria Especial de Portos, Luis Claudio Montenegro, os investimentos trarão ganhos significativos em eficiência portuária. “Queremos equiparar o Porto de Vitória aos melhores padrões internacionais e, com esses investimentos, estimamos ganhar de 20% a 30% mais eficiência, além de mais segurança nos processos, mesmo sem investir tanto em infraestrutura”.
O edital para o Porto de Vitória foi o segundo lançado pela Secretaria Especial de Portos (SEP), mas devido às características do projeto, Vitória deve ter o primeiro sistema implantado no Brasil. Ao todo, seis portos brasileiros contarão com o novo sistema, que exigirão investimentos de R$ 146 milhões. Os recursos estão previstos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Basicamente, o VTMIS do Porto de Vitória prevê a instalação de dois radares que permitirão a identificação de embarcações de qualquer tamanho, e até mesmo banhistas, nas áreas do porto; bóias inteligentes, que possibilitarão a medição das velocidades de correntes e altura das ondas; e sensores meteorológicos, que medirão a velocidade dos ventos e outras condições meteorológicas.
O sistema prevê também sensores ambientais que serão responsáveis por medir as condições de salinidade e poluição das águas; câmeras de visão noturna e infravermelho, que possibilitarão a visualização da imagem de qualquer local do porto, em qualquer condição de visibilidade; e um centro de controle, onde operadores treinados receberão todas essas informações consolidadas, facilitando a gestão e as tomadas de decisões na área do porto.