Notícias

10/05/2021 - 09h01

Esgotamento de portos acentua urgência de ampliar armazenagem

Fonte: Valor Econômico
 
Para técnicos da Conab, capacidade dos terminais do país de escoar grãos deve chegar ao limite até 2025
 
 
Especialistas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) ressaltaram na última sexta-feira a necessidade de ampliar o espaço de armazenamento de grãos no Brasil. Em debate promovido pela estatal, eles afirmaram que é preciso encontrar soluções emergenciais, já que o cenário indica que a capacidade de escoamento pelos portos deve se esgotar até 2025.
 
O superintendente de Armazenagem da Conab, Stelito Reis, disse que o déficit de estocagem chega a 71% da capacidade estática no Matopiba (confluência dos Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), ou cerca de 12 milhões de toneladas de grãos que ficam no aguardo de armazenamento a cada safra. No Centro-Oeste, a utilização está próxima do limite e quase não há armazéns disponíveis.
 
“A questão da deficiência de espaço de armazenagem no Brasil é uma situação atual. E a solução está na construção de mais unidades de armazenagem, agilização de fluxos, utilização de estruturas temporárias, como os silos-bolsa, e planejamento logístico com informações regionalizadas”, sugeriu Reis.
 
O governo quer incentivar a construção e ampliação de armazéns por meio da concessão de crédito no PCA no próximo Plano Safra. O prazo de reembolso, de até 13 anos, dificulta, já que consome muitos recursos da equalização. O Ministério da Agricultura tenta uma redução para oito ou dez anos para alavancar mais operações.
 
A preocupação é com as colheitas crescentes, com previsão de 273 milhões de toneladas para este ano e cerca de 300 milhões nos próximos anos. De julho de 2020 até abril deste ano, já foram desembolsados R$ 1,8 bilhão na linha, ou 63% a mais que no mesmo período da temporada anterior.
 
O superintendente de Logística Operacional da Conab, Thomé Guth, destacou a necessidade de modernização dos portos para agilizar o escoamento da safra de grãos, o que pode reduzir a pressão sobre a capacidade estática nacional. Ele chamou a atenção para um possível esgotamento da capacidade de escoamento dos portos em 2025, o que pressiona a demanda “imprescindível” pela construção de novos armazéns para poder controlar o fluxo.
 
Imprimir Indique Comente

« Voltar

Galeria de
Imagens

Ver todas