Notícias
14/07/2016 - 07h41
Estivadores de Santos farão greve no sábado e domingo
Fonte: AssCom SindEstiva


Os 4 mil estivadores de Santos e região, avulsos e vinculados, farão greve de 48 horas, entre as sete da manhã deste sábado (16) e o mesmo horário de segunda-feira (18).
A decisão foi aprovada em assembleia na manhã desta quarta-feira (13), que lotou o auditório do sindicato e terminou emotivamente ao som do coro ‘estiva unida jamais será vencida’.
A proposta de paralisação, apresentada pela direção sindical, teve apoio unânime dos estivadores e deixará parados os terminais de contêineres BTP, Ecoporto, Libra e Santos Brasil.
O presidente do sindicato, Rodnei Oliveira da Silva ‘Nei’, diz que a paralisação “será a resposta organizada e legal, nos termos da lei de greve (7783-1989), à intransigência patronal”.
A direção e os oradores da assembleia criticaram o reajuste de 4,5% nos salários dos vinculados e vencimentos dos avulsos implantado unilateralmente pela câmara de contêineres do sindicato patronal Sopesp.
A categoria reivindica reposição inflacionária de 11,87% nos vencimentos dos avulsos, nos salários dos vinculados e nos benefícios sociais, além de aumento real de 10%.
Segundo Nei, a câmara de contêineres ofereceu “apenas correção de 9%, em duas vezes, numa prova inequívoca de não respeitarem as necessidades dos trabalhadores”.
Nesta quinta-feira (14), às 11h30, no Tribunal Regional do Trabalho (TRT-SP), na capital paulista, o sindicato participará de audiência de conciliação e instrução.