30/09/2016 - 07h23

Estivadores de Santos retornam ao trabalho após 10 dias de greve

Fonte: G1 Santos

Determinação do TRT-SP foi divulgada na última quarta-feira. Trabalhadores se reuniram em assembleia e encerraram paralisação.

Os estivadores que atuam no Porto de Santos, no litoral de São Paulo, voltaram ao serviço na tarde desta quinta-feira (29), após quase dez dias parados. A categoria acatou a determinação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-SP) proferida na última quarta-feira (28).

Caso o Sindicato não cumprisse a decisão, teria de pagar multa diária de R$ 100 mil. Com o fim da greve, os três terminais que foram atingidos pela greve voltaram a operar normalmente.

Após a reunião entre os trabalhadores que começou às 10h desta quinta-feira e só acabou por volta do meio dia, os estivadores permaneceram em frente ao Sindicato, no bairro Paquetá, em Santos.

Eles agora aguardam uma perícia nos terminais de contêiners para avaliar se está sendo cumprido o acordo de vículo empregatício. O acordo em vigor prevê que as empresas possam contratar 66% de profissionais vinculados com carteira assinada e o restante sem vínculo de carteira assinada, no entanto, a estiva luta para que esse acordo seja 50% para cada perfil de trabalhador.

Em nota, o Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo, afirma que o acórdão do Tribunal Superior do Trabalho, inclusive com os atuais percentuais, continuam em plena vigência.