Notícias
20/07/2017 - 03h03
Fechamento do canal do Porto de Santos prejudica tráfego de navios
Fonte: G1 Santos
Medida foi tomada porque foram registradas ondas que chegaram a 3,0 metros de altura.


O canal do Porto de Santos, no litoral de São Paulo, ficou fechado durante 10 horas, nesta terça-feira (18), por causa das condições do mar. O problema alterou a previsão de saída e de entrada de navios no cais santista.
O canal ficou fechado entre às 8h e às 18h30. A Marinha informou, por intermédio da Capitania dos Portos de São Paulo, a medida foi tomada em prol da segurança da navegação, já que foram registradas ondas que chegaram a 3,0 metros de altura.
Com a ação dos ventos e das ondas, a boia número 1 do canal de acesso saiu de sua posição, vindo a encalhar. Outra boia será colocada na posição pela Codesp, assim que as condições do mar permitirem.
De acordo com dados do setor de atracação da Codesp, por conta do fechamento do canal do Porto, 11 navios não entraram no cais santista e 16 não saíram. Segundo a Praticagem de Santos, quando o canal foi reaberto, todas as manobras foram feitas rapidamente até o fim da noite para que o problema não afetasse a programação desta quarta-feira.
Ainda segundo os dados da Codesp, nesta quarta-feira, estiveram atracados 36 navios e outras 16 atracações estavam programadas. A Praticagem de Santos disse que operou normalmente nesta quarta-feira, de acordo com o planejado para o dia.