Notícias
23/06/2015 - 03h37
Ferroviários do Porto de Santos podem decretar greve
Fonte: A Tribuna On-line
Trabalhadores da empresa farão assembleia na noite desta terça-feira


Os empregados da Portofer Transporte Ferroviário, responsável pela carga e descarga de granéis, contêineres e outros produtos de exportação e importação pelo Porto de Santos, farão uma assembleia na noite desta terça-feira.
A categoria vai avaliar nova proposta da empresa para renovação do acordo coletivo de trabalho na data-base de março e com isso podem decretar a paralisação, por tempo indeterminado.
O vice-presidente do sindicato, Robson Gama dos Santos, considera que a proposta “não atende aos anseios da categoria”, mas não revela seu conteúdo para “não esvaziar a assembleia”. Em 27 de junho, os trabalhadores já haviam recusado reposição inflacionária de 7,69% nos salários e benefícios.
Efetivo e movimento
A Portofer tem 80 maquinistas, 80 operadores e 140 empregados em funções como supervisores, líderes e auxiliares de pátio e de operação, escriturários, pessoal de manutenção, rondantes e ‘olhos vivos’.
A empresa opera 800 vagões por dia na margem direita do porto, em Santos, e 600 na margem esquerda, no Guarujá. A maioria das cargas são granéis sólidos e contêineres.