Notícias

04/10/2017 - 08h57

Funcionários dos Correios protestam na Praça Mauá, em Santos

Fonte: G1 Santos
 
Eles fizeram um ato na manhã desta terça-feira (3).

 
Funcionários dos Correios fizeram uma manifestação pacífica, na manhã desta terça-feira (3), na Praça Mauá, em Santos, no litoral de São Paulo. Eles aderiram a greve nacional, que foi iniciada no dia 19 de setembro.
 
A adesão na região gira em torno de 40%, segundo o sindicato da categoria. Cerca de 1.100 funcionários trabalham na Baixada Santista e no Vale do Ribeira nas funções de carteiros, motoristas e atendentes.
 
Em Santos, os funcionários pedem um reajuste de 8%, que inclui a inflação e o aumento real. Além disso, eles apoiam os motivos da greve nacional que são: fechamento de agências, pressão para adesão ao plano de demissão voluntária, ameaças de demissão sob alegação de crise e privatização, corte de recursos e funcionários, falta de concursos, mudanças no plano de saúde e suspensão das férias.
 
Em nota, os Correios disseram que o vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Emmanoel Pereira, agendou para quarta-feira (4), às 16h, em Brasília, audiência de conciliação entre os Correios e as federações representantes dos trabalhadores. Na última quinta-feira (28), o ministro reconheceu como abusiva a paralisação de empregados dos Correios.
 
A Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect) iniciou a paralisação nas suas bases sindicais antes de ser apresentada a proposta financeira, entre outras cláusulas que estavam sendo discutidas nas negociações.
 
Após os Correios e a Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios (Findect) chegarem a uma proposta de Acordo Coletivo de Trabalho para o biênio 2017/2018, que contemplava reajuste de 3% nos salários e benefícios a partir do mês de janeiro de 2018 e manutenção do ACT 2016/2017, as bases sindicais da Findect votaram em assembleias pela rejeição da proposta e decidiram aderir ao movimento, sem uma contraproposta.
 
Ainda segundo os Correios, em todo o Brasil, a rede de atendimento está aberta e todos os serviços, inclusive o SEDEX e o PAC, continuam disponíveis. Apenas os serviços com hora marcada (Sedex 10, Sedex 12, Sedex Hoje, Disque Coleta e Logística Reversa Domiciliária) estão suspensos.
 
Imprimir Indique Comente

« Voltar

Galeria de
Imagens

Ver todas