25/05/2018 - 09h12

Gestora revela falta de recursos para combate a trabalho escravo

Fonte: Agência Sindical

O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait) divulgou nota pública denunciando que a secretária de Inspeção do Trabalho do Ministério do Trabalho, Maria Teresa Jensen, está com o cargo ameaçado após falar à imprensa sobre a falta de recursos para o combate à escravidão.

Jensen afirmou, em reportagem sobre os 130 anos da Lei Áurea, veiculada pelo Jornal Nacional, da TV Globo, que faltam recursos humanos e equipamentos para resgatar pessoas e não há previsão de concurso para a reposição do déficit de 1.250 auditores.

A pressão do governo contra a secretária ocorre sete meses após a substituição do coordenador da Divisão de Fiscalização para a Erradicação do Trabalho Escravo, André Roston. Ele detalhou, em uma audiência no Senado, a falta de recursos para a mesma área.

Desmonte - A falta de recursos ameaça o trabalho das os grupos móveis de fiscalização. O número de operações caiu 23,5% em 2017 na comparação com o ano anterior, segundo dados do próprio Ministério do Trabalho. Foram realizadas 88 operações em 175 estabelecimentos no ano passado, contra 115 em 2016. É a menor atuação das equipes de erradicação desde 2004, quando foram feitas 78 fiscalizações.

O total de trabalhadores resgatados também apresentou queda em 2017. Foram 341 pessoas encontradas em situação análoga à de escravos e retiradas das frentes de trabalho, número mais baixo desde 1998 (159 resgates). Em relação a 2016, a queda foi de 61,5%.

Apoio - A nota do Sinait reitera que a secretária disse a realidade e conclama sindicalistas a também se manifestarem em favor de Maria Teresa Jensen e sua equipe.

“Documentos produzidos pela Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), pelo Sinait, pelo Ministério Público do Trabalho, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), já repetiram as mesmas informações. Portanto, não há nenhuma novidade nas declarações da secretária”, diz o texto.

Mais informações: www.sinait.org.br