25/03/2019 - 03h07

Governo arrecada R$ 219,5 milhões em leilão de 4 áreas portuárias

Fonte: G1

Grupo formado por Raízen, Ipiranga e BR Distribuidora arrematou os 3 terminais do Porto de Cabedelo (PB); área no Porto de Vitória ficou com o Consórcio Navegantes Logística, das mesmas empresas.

O governo federal arrecadou R$ 219,5 milhões no leilão de quatro áreas portuárias na última sexta-feira (22), três delas no Porto de Cabedelo, na Paraíba (PB), e uma no Porto de Vitória, no Espírito Santo (ES). As quatro áreas são destinadas à movimentação e armazenagem de combustíveis. O leilão foi realizado na sede da B3, em São Paulo.

Governo arrecada R$ 2,377 bilhões à vista com leilão de 12 aeroportos

Os consórcios vencedores terão o direito de administrar estas áreas por um prazo de concessão de 25 anos.

O consórcio Nordeste, composto pelas empresas Raízen, Ipiranga e BR Distribuidora, arrematou as três áreas do Porto de Cabedelo (AI-01, AE-10 e AE-11). Somados, os três terminais foram leiloados por R$ 54,5 milhões.

Já o terminal VIX30, no Porto de Vitória (ES), o maior, foi arrematado pelo Consórcio Navegantes Logística, composto pelas mesmas empresas do Consórcio Nordeste, com a proposta única de R$ 165 milhões.

O Consórcio Nordeste foi o único interessado pelo terminal AI-01, levando a área com a proposta de R$ 6,021 milhões. Já o terminal AE-10 foi arrematado pelo consórcio por R$ 18,005 milhões. O Teapa (Terminal de Armazenagem da Paraíba) também fez um lance inicial, mas não elevou o valor da proposta.

A área mais disputada foi o terminal AE-11, que recebeu seguidos lances dos proponentes Consórcio Nordeste e Teapa (Terminal de Armazenagem da Paraíba), representada pela corretora Planner. Após 10 rodadas em viva-voz, o terminal foi arrematado pelo Consórcio Nordeste por R$ 30.503.000,00.

Veja abaixo os resultados do leilão:

Terminal AI-01 - Porto de Cabedelo (PB)
Valor: R$ 6.021.000,00

Terminal AE-10 - Porto de Cabedelo (PB)
Valor: R$ 18.005.000,00

Terminal AE-11 - Porto de Cabedelo (PB)
Valor: R$ 30.503.000,00

Terminal VIX30 - Porto de Vitória (ES)
Vencedor: Consórcio Navegantes Logística
Valor: R$ 165.000.000,00

Acima das expectativas

O ministro infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, disse à GloboNews que o resultado do leilão superou as expectativas.

"Mais uma vez, à semelhança do que aconteceu no leilão de aeroportos, a gente teve uma superação das expectativas que mostra uma confiança grande do mercado na condução da política econômica do governo", disse o ministro.

A pasta estima que os investimentos nos quatro terminais serão de R$ 199 milhões.

Em coletiva, o ministro disse que há um interesse enorme para que o investidor estrangeiro venha para cá. "Há muito recurso aí fora e temos ativos que estão muito bem precificados. Então, há sim um interesse de se investir no Brasil. A gente acredita muito nisso”, declarou.

Foi o segundo leilão do governo do presidente Jair Bolsonaro, mas o arrendamento das áreas portuárias foi anunciado ainda no governo do ex-presidente Michel Temer. Na semana passada, foram leiloados 12 aeroportos.

Venceu o leilão quem ofereceu o maior valor a ser pago à União, em cima da outorga mínima, que foi fixada em R$ 1,00.

As três áreas do Porto de Cabedelo já existem, mas devem receber melhorias de quem vencer o leilão. Já no Porto de Vitória, a área não existe, o que significa que o empreendedor terá que construir o terminal.

No dia 5 de abril o governo licitará outras seis áreas portuárias, dessa vez no Pará (PA).

Contestação judicial

O arrendamento das três áreas de Cabedelo chegou a ser suspenso pela Justiça. Na quarta-feira (20) o Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região decidiu pela liberação do leilão.

A disputa havia sido suspensa após uma empresa de distribuição de combustíveis judicializar a nova cessão dos terminais por não concordar com os termos do edital do leilão.