26/08/2016 - 09h21

Governo divulga lista de quem tem direito ao abono ano-base 2014

Fonte: G1/SP

Até então era preciso fazer consulta com nº do CPF ou do PIS/Pasep. Mais de 900 mil ainda não sacaram; prazo termina no dia 31 de agosto.

O Ministério do Trabalho disponibilizou nesta quinta-feira (25) em seu site a lista com o nome de todos os trabalhadores que tem direito e ainda não sacaram o abono salarial ano-base 2014.

Clique aqui para fazer a consulta

Os nomes de todos os trabalhadores que ainda não procuraram uma agencia da Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil para realizar o saque estão divididos por estados, cidades e ordem alfabética.

Segundo o último balanço divulgado na semana passada, mais de 900 mil brasileiros ainda não retiraram o benefício, no valor de um salário mínimo (R$ 880).

O prazo para o saque termina no dia 31 de agosto. Depois desse período o valor retorna ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Para realizar a consulta, clique no banner "Abono Salarial" no alto da página do Ministério do Trabalho (www.trabalho.gov.br). Nos estados com maior número de trabalhadores que ainda não sacaram o benefício, a pesquisa disponibiliza uma lista dos municípios em ordem alfabética. Exemplo: no estado de São Paulo, procure a primeira letra do nome da sua cidade, como “C” para Campinas.

Por volta das 12h, a página com as listas de nomes apresentava bastante lentidão no carregamento, o que dificultava a consulta.

Busca por CPF ou número do PIS/Pasep

Em outra ferramenta, disponibilizada no final de julho (http://abonosalarial.mte.gov.br/), os trabalhadores também podem consultar se tem direito ao benefício inserindo CPF ou número do PIS/Pasep e data de nascimento.

Para ter direito ao abono salarial de 2015 (ano-base 2014), o trabalhador precisa:

- estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
- ter recebido remuneração mensal média de até 2 salários mínimos em 2014;
- ter exercido trabalho remunerado por pelo menos 30 dias em 2014;
- ter os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais

Como sacar o PIS/Pasep

- Antes de sacar o PIS, o trabalhador deverá verificar se o benefício não foi depositado diretamente na conta. Caso contrário, deve comparecer com o Cartão do Cidadão e senha cadastrada nos terminais de autoatendimento da Caixa ou em uma Casa Lotérica. Se não tiver o Cartão do Cidadão, o beneficiado pode receber o abono em qualquer agência da Caixa mediante apresentação de um documento de identificação.

- Já os participantes do Pasep (Banco do Brasil), após verificar se houve depósito na conta, devem procurar uma agência e apresentar um documento de identificação.

- As informações sobre o direito ao saque também podem ser obtidas pela Central de Atendimento Alô Trabalho – 158; pelo 0800-7260207, da Caixa; e pelo 0800-7290001, do Banco do Brasil.