Notícias

01/09/2014 - 05h37

Governo do Estado estima lançar edital de sistema hidroviário até o primeiro semestre de 2015

Fonte: AssCom PMS



A Hidrovia Metropolitana da Baixada Santista tem tudo para sair do papel em 2015. A estimativa é do diretor do Departamento Hidroviário da Secretaria de Estado de Logística e Transporte, Casemiro Tércio, que esteve na última terça-feira (26) na cidade, durante a 178ª reunião do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb), na sede da Agência Metropolitana da Baixada Santista (Rua Joaquim Távora, 93, Vila Mathias).
 
O representante da pasta estadual disse estar confiante de que em 10 meses o edital da empreitada seja lançado. Antes disso, um estudo técnico será realizado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), contratado pelo Estado para desenvolver quatro temas principais: a navegabilidade das vias, a frequência com que o serviço será utilizado, o preço médio da tarifa e o tipo de embarcação a ser adotado.
 
O modal hidroviário deve operar em parceria com a iniciativa privada. "No final desse estudo teremos uma ideia dos custos, preços acessíveis das tarifas e mais clareza do que podemos fazer para reduzir esses valores. O que não pode mais acontecer é uma pessoa sair da parte continental de Santos e levar 2h30 para chegar no Gonzaga", avaliou Tércio.
 
Presente no encontro, o prefeito Paulo Alexandre Barbosa destacou a importância do desenvolvimento desse modal para o município e a Baixada Santista. "É um sistema de deslocamento com grande potencial e, pelo pouco que é utilizado, pode-se dizer que está esquecido no estado. É óbvio que há muito a fazer, mas o Governo do Estado está no caminho certo com esse esforço".
 
Levantamento da Secretaria de Estado de Logística e Transporte aponta que 82% do transporte feito em São Paulo ocorre por meio de veículos sobre pneus.
 
Imprimir Indique Comente

« Voltar

Galeria de
Imagens

Ver todas