Notícias

17/09/2013 - 02h14

Governo grego acaba com "licença computador" de funcionários públicos

Fonte: Veja
 
 
O governo da Grécia extinguiu um privilégio dado há servidores públicos desde 1989: uma semana de folga por ano para quem trabalha por mais de cinco horas diárias em frente ao computador.
 
A "licença computador", como é conhecido o benefício, foi descrita pelo ministro da reforma administrativa Kyriakos Mitsotakis como "um anacronismo". "Acabar com ele representa um passo pequeno, mas simbólico, para a modernização da administração pública", disse ele ao The Wall Street Journal.
 
A Grécia sofre forte pressão da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional (FMI) para adotar medidas de austeridade, uma vez que o descontrole dos gastos públicos levou o país à beira da insolvência — e pôs em risco a economia da Europa. 
 
Mas o esforço para controlar as contas do governo enfrenta grande resistência no país. 
 
Secretário-geral da associação de servidores públicos grega, Ermolaos Kasses disse que vai lutar na Justiça contra a extinção da licença. "A regulamentação europeia diz que é preciso ter pausas 15 minutos a cada duas horas de trabalho, mas é difícil fazer todas essas pausas", diz Kasses. "Por isso foi decidido que os funcionários que trabalham no computador teriam um dia de folga a cada dois meses."
 
Imprimir Indique Comente

« Voltar

Galeria de
Imagens

Ver todas