Notícias
25/09/2015 - 03h31
Greve retém embarque de 25 mil toneladas de aves e suínos
Fonte: Estadão Conteúdo
Cerca de 25 mil toneladas de carnes de aves e suínos deixaram de ser embarcadas desde o início da greve dos fiscais federais agropecuários, que começou na quinta-feira (17), segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).
Em nota, a associação diz que a paralisação vem causando prejuízos e trazendo impacto negativo à produção e aos embarques da avicultura e da suinocultura do País.
A associação afirmou, ainda, que unidades frigoríficas estão reduzindo ou paralisando o processo produtivo por não ter mais espaço para estocar produtos. "Infelizmente, o setor de proteína animal, que vinha registrando crescimento em plena crise econômica nacional, está sendo afetado e pode perder uma valiosa oportunidade de trazer ainda mais divisas, em um momento delicado para o País", afirmou, em nota, Francisco Turra, presidente-executivo da ABPA.
Reivindicação
Os fiscais federais agropecuários reivindicam, entre outras medidas, reposição de perdas salariais decorrentes da inflação dos últimos anos. Segundo o sindicato, 70% dos trabalhadores da categoria aderiram ao protesto. As atividades estão suspensas nos Portos de Santos (SP), Pecém (CE), Suape (PE) e Itajaí (SC), com 100% de adesão dos fiscais. No Porto de Paranaguá (PR), a adesão, por enquanto, é parcial.