02/12/2022 - 10h19

GT de Infraestrutura terá reuniões com entidades portuárias na próxima semana

Fonte: BE News

Equipe de transição também realizará uma reunião com o MInfra apresentando recomendações de continuidades e suspensões de trabalhos do Ministério

A coordenadora do Grupo de Trabalhos (GT) de Infraestrutura do governo eleito, Miriam Belchior, afirmou que a equipe de transição fará encontros com as entidades portuárias na próxima semana.

Segundo a ex-ministra do Planejamento e presidente da Caixa, haverá uma série de reuniões com entidades na próxima semana. Entre as de destaque está a do setor portuário.

“Faremos uma série de encontros com entidades na próxima semana. Nos dias 5, 6 e 7 serão mais de 30 entidades ouvidas, entre elas, a do setor portuário, como os TUPs e armadores e operadores portuários”, disse.

Conforme apurou o BE News, o encontro com entidades do setor partiu de um pedido feito pela coalizão formada pela Associação de Terminais Portuários Privados (ATP); Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP); Associação Brasileira de Terminais Líquidos (ABTL); Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (Abtra) e Federação Nacional das Operações Portuários (Fenop).

O BE News entrou em contato com o diretor-presidente da ATP, almirante Murillo Barbosa, que confirmou o pedido à equipe de transição. Contudo, até o momento, não houve confirmação do encontro. “Realmente pedimos a reunião, mas ainda não obtivemos resposta”, comentou.

Reunião com ministro

Além das entidades, o GT de Infraestrutura também deverá realizar um encontro com o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, na próxima segunda-feira(5). O motivo é apresentar as recomendações de continuidade e de suspensões a serem feitas pela pasta. Contudo, nenhuma ação de revogação de normatis deverá acontecer.

“O relatório já está fechado e será secreto. Não iremos divulgar até que todos os relatórios de todos os grupos de trabalhos estejam finalizados. O texto contém alguns alertas orçamentários e de medidas que podem ser tomadas até 31 de dezembro. Nós iremos recomendar algumas continuidades e suspensão de ações previstas pelo ministério. Vamos falar diretamente com o Marcelo na segunda-feira quais são essas ações”, falou a coordenadora.

Primeiro relatório finalizado

Miriam Belchior afirmou também que a primeira proposta do grupo de trabalhos já está finalizada e já poderá ser entregue ao coordenador do grupo de transição e vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), a partir de amanhã.

“O relatório que iremos apresentar contém a opinião do GT e a coordenação da equipe de transição dará o aval político do que poderemos pedir para o ministro”, afirmou.

Conforme publicado pelo BE News, o GT ainda deverá entregar um relatório final à coordenação da transição até o dia 12 de dezembro. Esse será usado como base para que o governo possa definir suas políticas para o setor de Infraestrutura nos próximos quatro anos.

Todos os relatórios não serão divulgados até que o ex-ministro e membro da transição do governo Aloizio Mercadante (PT) faça um compilado de todos os grupos de trabalhos.

Desde a última semana, circula um comunicado feito aos grupos de trabalho impedindo a disponibilização dos documentos e informações obtidas. Também veda o compartilhamento externo das minutas e/ou versões finais de documentos e relatórios.