Notícias

06/05/2013 - 03h49

Guarujá busca expansão do CING junto ao Ministério dos Portos

Fonte: AssCom PMG



Na última semana, o Governo Municipal participou de audiência com o Ministro dos Portos, Lêonidas Cristino, em Brasília. No encontro, a Administração reforçou a importância do pedido de um acesso hidroviário às empresas instaladas no Complexo Industrial e Naval do Guarujá (Cing), em Vicente de Carvalho. O intuito é desenvolver um transporte por meio de um atracadouro, de forma que não implique no trânsito de caminhões na área urbana.
 
Para a passagem pública, a Prefeitura pleitea um acesso de 30 metros até chegar ao canal, entre as empresas Santos Brasil e a Terminal de Granéis do Guarujá (TGG). O projeto já foi apresentado à Codesp, cujo acesso será de importante contribuição com o desenvolvimento da região industrial e naval da área.
 
Segundo a Prefeitura, é necessário a criação deste acesso público para viabilização da área do Cing. Para o Município, a área é estratégica e há anos aguarda por utilização. O Município apresentou o pedido da passagem à Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), para permitir que caminhões com matéria-prima e outros materiais possam passar pela área portuária, sem gerar transtornos à população.
 
Na área do CING existe a primeira empresa de petróleo e gás na Região, que é a Saipem. A empresa, que possui contratos com a Petrobras, escolheu o Estado de SP e a cidade de Guarujá por reunir as condições necessárias para sua instalação. Além disso, outras empresas estão interessadas em se instalar nesta área do complexo, por conta da cadeia de petróleo e gás, com intuito de atender às necessidades do pré-sal, e a Petrobras na bacia de Santos.
 
A partir deste novo acesso fluvial, a previsão é que cerca de 50 caminhões/dia passem pelo local. Dessa forma, a Cidade teria condição de não somente atender a empresa Saipem do Brasil (que pode sair do Estado, se ela não tiver a condição de acesso, para seu desempenho), mas outros empreendedores que já demonstraram interesse em Guarujá.
 
No complexo, está instalada 98% das empresas da área náutica, de esporte e recreio do Estado de SP, além da Wilson Sons, que recentemente tem ampliado as suas operações.
 
De acordo com o subsecretário de Petróleo e Gás da Secretaria de Energia do Estado de São Paulo, Ubirajara Campos, o Estado está fazendo um trabalho muito grande para atrair prestadores de serviço de petróleo e gás. “Hoje temos uma única área a ser ocupada por empresas do setor, que é essa área do Guarujá, que não tem acesso hidroviário. Precisamos de acesso público ao canal, para que este local seja efetivamente ocupado, e se transforme num polo da indústria de petróleo e gás do Estado de SP. É uma questão clara junto ao Estado e importante para complementar essa área com o acesso viário”.
 
Para o Ministro, agora, diante de um relatório encorpado apresentado pelo Município, ele tem nas mãos um projeto complexo. “Temos condição sim de estudar essa alternativa, para o Governo Federal é de extrema importância. Estarei em contato com a Codesp, para estudar as alternativas possíveis, que sejam menos traumáticas ao Guarujá, e principalmente, para o povo”, ponderou Leônidas Cristino.
 
ANTAQ - O assunto também foi levado com o diretor-presidente da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Pedro Brito. O ex-ministro dos Portos recebeu representantes da Prefeitura e da empresa italiana Saipem do Brasil. Na oportunidade, foram apontados os requisitos necessários para que o CING se torne um polo de novos negócios, viabilizando novas áreas no complexo, para expansão de empresas.
 
Município cobra conclusão da segunda fase da Perimetral
 
Ainda com o Ministro dos Portos, o Município cobrou a conclusão da fase 2 da Perimetral. Na oportunidade, ela salientou a questão dos caminhões e relatou que a Codesp tem sido parceira na discussão. Na ocasião, também foi abordada a reurbanização do local conhecido como Linhão (da Rua Duque de Caxias), em Vicente de Carvalho. A área pertence à União e divide o Distrito. O Ministro Leônidas pediu atualização da demanda de enterralizar e liberar faixa para o Município. 
 
Imprimir Indique Comente

« Voltar

Galeria de
Imagens

Ver todas