Notícias
30/06/2022 - 10h55
Guarujá: Porto responde por dois terços do ISS recolhido na Cidade
Fonte: A Tribuna
O Porto leva o nome de Santos, mas tem em Guarujá um pilar de sua movimentação de cargas e serviços. E a cidade também depende muito da atividade portuária em sua economia.
Segundo a Prefeitura, o montante arrecado em impostos do setor portuário subiu 40,6% em Guarujá, passando de R$ 96,5 milhões em 2020 para R$ 138,3 milhões em 2021. Ou seja: o Porto responde por 65,7% – quase dois terços – de tudo o que o Município arrecada de Imposto sobre Serviços (ISS).
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e portuário, esse elemento deve ser visto sempre com atenção quando se fala em planejamento e desenvolvimento local. Atualmente, 40% do que é movimentado no maior porto da América Latina passa por Guarujá.
“Contamos com a possibilidade de aumento do cais acostável, que vai trazer um número bastante significativo de novos empregos e aumentar a arrecadação do Município”, prevê Adalberto Ferreira da Silva.
CONVÊNIO
O secretário cita o convênio com a SPA como um modelo interessante para a cidade e o próprio Porto. Nele, a construção de 649 unidades habitacionais no Parque da Montanha, na Vila Edna, deverá garantir a abertura de um novo terminal.
“A gente resolve um problema social, abre novos postos de trabalho e permite condição de arrecadação para atendimento de outras demandas em áreas diferentes”, sinaliza.
OBRAS VIÁRIAS
O secretário lembra o ordenamento no fluxo de cargas, com obras viárias que ajudarão no tráfego na margem esquerda do Porto. Uma delas é a proposta de reformulação em Vicente de Carvalho, enviada à Antaq em meio ao processo de desestatização da gestão do cais santista.
“Temos em andamento as obras viárias relacionadas à Perimetral, que vão transformar bastante a configuração dos acessos aos bairros, separando o tráfego de carga do tráfego local. Isso permitirá melhor qualidade de vida e habitualidade para as pessoas”, diz.






Área Restrita