Notícias

06/04/2022 - 10h51

Guerra fará comércio global crescer bem menos, diz a OMC

Fonte: Valor Econômico
 
A diretora-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Ngozi Okonjo-Iweala, prevê que o comércio global poderá cair pela metade neste ano como uma das severas consequências da guerra na Ucrânia.
 
Em recente reunião informal do Conselho Geral, o órgão máximo da entidade, Ngozi mencionou que a projeção de expansão das trocas globais seria cortada de 4,7% feita no ano passado para algo próximo de 2,5%, segundo relato de fontes. A OMC divulga no dia 12 sua estimativa anual.
 
A invasão da Ucrânia por forças militares russas causou disrupção imediata no comércio internacional e deve ter efeitos de longo prazo também em sua estrutura, avalia a Agência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (Unctad).
 
Em 2021, o comércio internacional de bens e serviços se recuperou e alcançou o recorde de US$ 28,5 trilhões, ou 13% a mais que no pico de antes da pandemia de covid-19. Esse resultado refletiu a significativa transferência de demanda do setor de serviços (viagens, entretenimento etc) para bens duráveis e preços mais elevados de commodities, segundo a Unctad.
 
Em termos reais, porém, eliminando o efeito de preço, o comércio mundial cresceu apenas 3% a mais do que no pico de antes da pandemia, segundo a agência da ONU.
 
As cadeias globais de suprimento, que continuavam a experimentar uma disrupção sem precedentes em fevereiro, sofreram um novo choque com a guerra deflagrada pela Rússia.
 
Imprimir Indique Comente

« Voltar

Galeria de
Imagens

Ver todas