Notícias

23/01/2014 - 02h29

Guilherme do Amaral é designado conselheiro titular no CAP

Fonte: FalaSantos



Os oito representantes dos trabalhadores portuários no Conselho de Autoridade Portuária (CAP) de Santos foram definidos pelas lideranças sindicais e federações da categoria. Na próxima semana os nomes dos quatro titulares e respectivos suplentes serão encaminhados à Secretaria Especial de Portos para homologação.
 
As escolhas atenderam ao disposto na Portaria nº 244, publicada pela SEP no dia 27 de novembro do ano passado, atribuindo as indicações à Federação Nacional dos Estivadores (FNE), Federação Nacional dos Conferentes, Consertadores, Vigias, Trabalhadores de Bloco e Arrumadores (FENCCOVIB) e Federação Nacional dos Portuários (FNP).
 
O presidente do Sindicato dos Operadores de Guindastes e Empilhadeiras do Estado de São Paulo (Sindogeesp), Guilherme do Amaral Távora, ocupará um dos assentos reservados aos conselheiros titulares representando a FNP. Como suplente, ao seu lado estará  o presidente do Sindicato dos Empregados na Administração Portuária (Sindaport), Everandy Cirino dos Santos
 
O presidente do Sindicato dos Conferentes, Marco Antônio Sanches, é o representante titular nomeado pela FENCCOVIB, cabendo a suplência ao presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Bloco, Jozimar Bezerra de Menezes. Já o atual presidente do Sindicato dos Estivadores de Santos, Rodnei Oliveira da Silva, foi designado membro titular pela FNE. Ele terá o companheiro de categoria João Carlos Ribeiro, o Magal, como suplente.
 
Com direito a uma segunda nomeação por conta dos empregados na administração do porto de Santos, a FNP também nomeou conselheiro titular o presidente do Sindicato dos Operários Portuários em Capatazia (Sintraport), Robson Apolinário,  que terá como suplente o presidente da Associação dos Conferentes de Capatazia, Pedro Luiz Pacheco. 
 
Desde a promulgação da Lei nº 12.815, a nova Lei dos Portos,  os sindicalistas se mostraram contrários ao novo modelo proposto para o CAP. "Na realidade, a retirada de importantes atribuições deliberativas e a consequente transformação do colegiado em órgão meramente consultivo foi sem dúvida alguma um dos maiores retrocessos já vistos nos últimos anos no seguimento portuário", disse Guilherme.
 
O sentimento de decepção é compartilhado por Everandy Cirino. "Perdemos todos, a cidade, os trabalhadores, os empresários e principalmente o próprio Governo, que mesmo aumentando sua representatividade no conselho, de 25% para 50%, acabou se desgastando em termos de credibilidade e ainda não entendeu que o porto de Santos não é o Lago Paranoá", afirmou, em alusão ao lago artificial construído em Brasília.
 
O aumento da representação governista também é criticado pelo conferente Marco Sanches. "A mudança evidenciou um flagrante desequilíbrio de forças e o espaço se tornou menos democrático prejudicando significativamente o debate". Para ele os trabalhadores portuários devem "marcar terreno" nas reuniões do colegiado. "Temos que deixar registrado o nosso interesse e a nossa preocupação com a questão portuária", destacou o dirigente que também é vice-presidente da FENNCOVIB.
 
Para o presidente dos Estivadores, as primeiras reuniões do grupo serão decisivas para o futuro do CAP. "Estou bastante ansioso para saber o que exatamente será o CAP daqui para frente, ou seja, se faremos algo de prático ou se vamos tomar lanchinho e ficar apenas "navegando" no campo das ideias sem chegar a lugar algum já que o poder está todo centralizado na Capital Federal".
 
OGMO
 
Prevista para ocorrer na manhã desta quinta-feira, a reunião entre as lideranças sindicais portuárias de Santos para a definição dos representantes no Conselho de Supervisão do Órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo) foi transferida para a próxima semana. O encontro acontecerá na terça-feira, às 10 horas, na sede do Sindaport.
 
Atualmente, as vagas são ocupadas pelos presidentes das duas maiores categorias de avulsos que atuam no complexo santista, Rodnei Oliveira, do Sindestiva, e Robson Apolinário, do Sintraport, conselheiros titular e suplente, respectivamente.


Matéria atualizada em 23/01/2014 às 15h03
 
Imprimir Indique Comente

« Voltar

Galeria de
Imagens

Ver todas