Notícias

06/05/2014 - 02h59

Guilherme do Amaral toma posse como conselheiro titular do CAP

Fonte: AssCom Sindogeesp / Denise Campos De Giulio



Os novos membros do Conselho de Autoridade Portuária de Santos tomam posse nesta sexta-feira (9), às 14h30m, durante a realização da 368º Reunião Plenária Ordinária, que entre outros assuntos também discutirá a nomeação do próximo secretário executivo do colegiado.
 
A posse dos novos conselheiros atende a Portaria nº 77, e ao ofício Circular nº 532, ambos documentos emitidos pela Secretaria de Portos. Na pauta do encontro a apresentação da minuta do novo regimento interno da entidade, além da elaboração do calendário de reuniões para o exercício em curso.
 
O presidente do Sindogeesp, Guilherme do Amaral Távora, é um dos conselheiros titulares representando o bloco dos trabalhadores portuários. Ele teve seu nome confirmado pela Secretaria de Portos (SEP) através da Portaria nº 77 assinada pelo titular da pasta, Antonio Henrique Silveira.
 
Na titularidade do cargo o mandatário do Sindogeesp terá a seu lado o presidente do Sintraport, Robson Apolinário. Indicados pela Federação Nacional dos Portuários (FNP), eles terão como conselheiros suplentes os sindicalistas Everandy Cirino dos Santos, presidente do Sindaport, e Pedro Luiz Pacheco, que preside a Associação dos Conferentes de Capatazia.
 
Para Guilherme, a confirmação da indicação representa o resultado do trabalho realizado à frente de uma das mais importantes categorias de portuários. "São anos de muito trabalho atuando sempre em defesa dos trabalhadores dos portos, sobretudo dos nossos associados e representados, e creio que esse esforço foi reconhecido pelo Governo na pessoa do ministro dos portos".
 
A perda de poder do órgão, transformado de conselho deliberativo em consultivo pela nova lei dos Portos - 12.815/13, não atrapalha os planos do líder sindical. "A representação laboral no colegiado será de extrema importância para que as categorias deixem consignadas suas prioridades e se manifestem diante dos grandes debates e temas de interesse dos trabalhadores", disse Guilherme.
 
Ainda pelo bloco dos trabalhadores figuram como membros titulares o presidente do Sindicato dos Estivadores, Rodnei Oliveira da Silva, e Marco Antonio Tadeu Deniz Sanches, presidente do Sindicato dos Conferentes de Carga, Descarga e Capatazia, indicados respectivamente pela Federação Nacional dos Estivadores (FNE) e Federação Nacional dos Conferentes e Consertadores de Carga e Descarga, Vigias Portuários, Trabalhadores de Bloco, Arrumadores e Amarradores de Navios, nas Atividades Portuárias (Fenccovib).
 
Na suplência de Rodnei o CAP de Santos terá o estivador João Carlos de Oliveira Ribeiro, secretário do Sindestiva local. Jozimar Bezerra de Menezes, presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Bloco, é o suplente de Marco Sanches. As designações atendem ao disposto na Portaria nº 244, publicada pela SEP no dia 27 de novembro do ano passado.
 
No encontro a SEP fará uma apresentação institucional sobre as principais atribuições do CAP, já com a nova formatação definida pela Lei dos Portos - 12.815/2013. Por sua vez, a Codesp fará as honras aos conselheiros titulares e suplentes e também apresentará um trabalho sobre o Porto de Santos.
 
Imprimir Indique Comente

« Voltar

Galeria de
Imagens

Ver todas