06/12/2022 - 05h25

Hiper congestionamento dos portos brasileiros: Fato ou Fake?

Fonte: Comex do Brasil

O congestionamento em portos, seja no Brasil ou no mundo, pode ser o principal motivo para a escassez de produtos e serviços, o que resulta no atraso e no aumento dos preços.

Nos últimos dias, alguns vídeos e afirmações estão circulando as redes sociais e apavorando profissionais atuantes no comércio exterior. Afinal, com todos os eventos políticos, econômicos e sociais acontecendo no Brasil, está ocorrendo o hiper congestionamento dos portos brasileiros?

Existem muitas variáveis que podem afetar a cadeia logística das operações no comércio exterior, porém, é válido apontar que o conteúdo disseminado nas redes sociais sobre o suposto hiper congestionamento dos portos brasileiros é fake, conforme Leandro Carelli Barreto, diretor da Solve, empresa com mais de 40 anos de experiência no mercado com Shipping Intelligence, em declaração, afirmou que a quantidade de navios apresentada é normal e que não há nada de absurdo acontecendo em qualquer porto no Brasil.

Na verdade, o que está ocorrendo é que os navios possuem uma programação para embarque e desembarque da mercadoria e, às vezes, acabam chegando antes do tempo estabelecido para a sua “janela de atracação”, que é o horário agendado para ele realizar as atividades combinadas. Nessa situação, a embarcação ficará no aguardo da sua vez e isso pode demorar apenas algumas horas ou dias.

Além disso, ainda de acordo com Leandro, é importante tomar cuidado ao receber essas imagens e levar em consideração o período e os acontecimentos, às vezes existem muitas embarcações para atracar pois a época é de alto fluxo comercial, como em temporadas de festas ou promoções.

O Setor Portuário atual

O setor portuário brasileiro compreende todas as empresas e instituições que conduzem e gerenciam os portos, sejam eles lacustres, via lagos e canais de navegação interior, marítimos, que possuem contato direto com o mar, ou fluviais, por rios. Para exemplificar, um porto lacustre seria o Porto de Pelotas, um marítimo, o Porto de Santos e um fluvial, o Porto de Manaus.

De acordo com o Ministério da Infraestrutura, existem 35 portos públicos no país, sendo que 18 são administrados por estados e municípios por meio de convênios de delegação, 15 por empresas controladas pela União e 2 são gerenciados por entes privados.

É válido ressaltar que, para serem eficientes e evitar congestionamentos, são gerenciados com sistemas de monitoramento e agendamento de atracação de navios.

Como um porto funciona

De forma simplificada, o caminho que uma mercadoria transportada por contêiner percorre é dividido em 4 etapas, conforme a imagem abaixo:

– Veja os tipos de contêiner

Os congestionamentos de portos

De acordo com artigo do Jornal Estado de Minas, sobre o congestionamento de navios e contêineres, publicado em outubro de 2021, países como a Inglaterra, Estados Unidos da América e outros países ficaram congestionados, nos portos de Long Beach e Los Angeles, nos EUA, por exemplo, mais de 50 navios ficaram à espera da autorização para atracar durante horas.

Os dois maiores desafios que promovem o congestionamento em portos europeus ou americanos, são: a falta de mão-de-obra e a infraestrutura insuficiente. O Brasil, de acordo com Barreto, não sofre mais com esses problemas, ao menos não em uma proporção que crie um hiper congestionamento em portos.

Dessa forma, é importante destacar que deve se ter uma visão crítica para todo conteúdo a que se tem acesso, buscar outras fontes e profissionais da área para evitar disseminação de informações falsas e interpretações errôneas de dados abstratos.