Notícias
02/07/2013 - 04h55
Idoso com mais de 60 anos terá passe livre
Fonte: Diário de S. Paulo

Os idosos com mais de 60 anos de idade poderão andar de graça nos ônibus urbanos da capital, segundo a proposta elaborada pela Fapesp (Federação dos Aposentados e Pensionistas de São Paulo), apresentada na Câmara Municipal pelo vereador Goulart (PSDB).
A regra já foi aprovada nas comissões de Justiça e de Transportes. “A votação em plenário deve acontecer em agosto. Há um forte apelo popular pela aprovação. Eu mesmo já conversei com o prefeito Haddad e a SPTrans está estudando a viabilidade da mudança”, disse o vereador Goulart.
Hoje, apenas as mulheres com mais de 60 anos têm passe livre nos ônibus. Para os homens, a idade limite é 65 anos. “É uma reivindicação nossa há mais de cinco anos. Creio que serão cerca de 150 mil viagens gratuitas que vão beneficiar muito os idosos de São Paulo”, disse Antônio Alves da Silva, presidente da Fapesp.
Na última quinta-feira (27), a entidade fundada em fevereiro de 1983 inaugurou a sua sede no Centro da capital.
A reivindicação do passe livre para idosos com mais de 60 anos segue a política adotada em outras cidades, como Campinas e São Bernardo do Campo. “Muitas cidades já garantem o transporte gratuito a partir dos 60 anos, independentemente do gênero. Hoje, a renda do idoso, que na maioria das vezes é aposentado, ainda é muito baixa e o valor da tarifa do ônibus é alto, mesmo a R$ 3”, disse Antero Ferreira Lima, diretor da Fapesp.