Notícias
09/03/2018 - 09h01
Indicador da FGV indica aceleração na recuperação do mercado de trabalho do Brasil
Fonte: Reuters
IAEmp teve alta de 1,9 ponto e atingiu 109,6 pontos em fevereiro


O Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) indicou aceleração no ritmo de recuperação do mercado de trabalho ao atingir em fevereiro o nível mais alto da série histórica, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV).
O IAEmp teve alta de 1,9 ponto e atingiu 109,6 pontos em fevereiro, de acordo com os dados divulgados nesta quinta-feira.
"O otimismo com o maior crescimento da economia ao longo deste ano e a perspectiva de uma maior contratação ao longo de 2018 explicam o elevado nível do Indicador Antecedente de Emprego", explicou o economista Fernando de Holanda Barbosa Filho, da FGV/Ibre, em nota.
A principal influência para o resultado do IAEmp em fevereiro foi o indicador que mede a situação dos negócios atual no setor de Serviços e da Indústria de Transformação.
Por sua vez o Indicador Coincidente de Emprego (ICD), que capta a percepção das famílias sobre o mercado de trabalho, subiu 0,4 ponto e foi a 96,7 pontos em fevereiro.
"Apesar da perspectiva de melhora futura, da criação de vagas e da expectativa de forte geração de empregos formais em 2018, a taxa de desemprego permanece em nível elevado", completou Barbosa Filho, explicando que a expectativa é de que a taxa de desemprego permaneça em níveis elevados.
O Brasil iniciou 2018 com aumento da taxa de desemprego para 12,2% no trimestre até janeiro, de acordo com dados do IBGE, registrando alta no número de pessoas sem trabalho como reflexo das demissões sazonais após as vagas temporárias de final de ano.