Notícias

09/09/2015 - 04h31

INSS pagará benefício a segurados afetados por greves

Fonte: Agora



O INSS garantiu o pagamento integral dos atrasados para segurados que não conseguirem passar por perícia durante a greve do órgão.
 
A decisão do instituto foi comunicada na última sexta (4), dia em que os médicos peritos da Previdência entraram em greve e os funcionários administrativos completaram 60 dias de paralisação.
 
A perícia é exigida para a concessão de benefícios por incapacidade, como o auxílio-doença e a aposentadoria por invalidez. Nas agências que estão fechadas, a avaliação médica é remarcada.
 
Nos casos em que o direito ao benefício for comprovado pela perícia, o instituto pagará os valores retroativos, corrigidos pela inflação, desde o primeiro agendamento.
 
Médicos e servidores administrativos reivindicam 27% de aumento. Na última sexta (4), o governo ofereceu reajuste de 10,8%. A proposta foi rejeitada pelos trabalhadores.
 
AGÊNCIAS
 
A reportagem esteve em 12 agências da Previdência Social na capital paulista. Sete estavam fechadas. Cinco unidades tinham poucos servidores prestando atendimento e somente três realizavam perícias médicas.
 
Na agência Água Branca (zona oeste), segurados que haviam sido informados por telefone sobre o funcionamento da unidade encontraram as portas fechadas. "Marquei a perícia há um mês, na quinta [3] liguei para o 135 e confirmaram que estaria aberta", disse a executiva Olga Aparecida de Jesus Vessoni, 49.
 
Pelo portão fechado, uma atendente do posto a orientou a remarcar a perícia. A executiva está sem trabalhar desde 29 de julho.
 
Algumas agências tinham só seguranças para informar quais serviços estavam sendo prestados.
 


GREVE NO INSS - VEJA COMO FICA O ATENDIMENTO

1- Atrasados garantidos

Mesmo com a greve dos peritos, segurados devem receber os atrasados a partir da data de atendimento do agendamento

2- Atendimento

Os segurados que não conseguirem realizar perícias devido à greve terão o atendimento remarcado. Será considerada a primeira data na hora de fazer o pagamento

3- O que fazer

O INSS recomenda ao segurado ligar para o 135 para verificar se há atendimento. Se necessário, o atendente do instituto irá remarcar o atendimento

4- Cuidados

O segurado deve comparecer ao posto do INSS na data marcada. Ele não pode remarcar o atendimento se essa não for a orientação do 135 
 

 
Imprimir Indique Comente

« Voltar

Galeria de
Imagens

Ver todas