Notícias

08/12/2015 - 08h57

Itajaí tem prejuízo milionário

Fonte: Diário Catarinense
 
 
O governador Colombo esteve em Itajaí para liberar licença ambiental autorizando as obras de dragagem para ampliação da bacia de evolução do porto. Os serviços vão permitir maior movimento de carga nos portos de Itajaí e Navegantes. A execução do projeto exigirá R$ 105 milhões, oriundos do BNDES e já disponíveis. Concorrência foi vencida pela Triunfo. Desde fevereiro, Itajaí aguardava a liberação da licença. A médio e longo prazo, a obra dará nova dinâmica à economia da região. A curto prazo, contudo, o complexo portuário continua dependendo das obras emergenciais de desassoreamento. 
 
O Fórum Parlamentar Catarinense se mobilizou em Brasília, o governador esteve com o ministro dos Portos, Helder Barbalho, e as lideranças políticas e empresariais de Itajaí se desdobraram em contatos no governo federal. O ministro chegou a anunciar viagem a SC em outubro para emitir a ordem serviço das obras de dragagem. Até agora não saiu nada, e as notícias são péssimas. A emergência do desassoreamento do rio foi decretada pela prefeitura de Itajaí, homologada pelo governo estadual e avalizada pelo Ministério dos Portos. Mas a Defesa Civil Nacional a rejeitou. 
 
Resultado: o governo teve que optar pelo Regime Diferenciado de Contratação. Estava pronto para lançar o edital. Com o corte aplicado pela presidente Dilma, foi tudo para o espaço. Operação de navios no Itajaí-Açu depende do nível do rio. O calado caiu de 12,5 metros para 10 metros. O governo Dilma provoca este desastre econômico. E a população de Itajaí e de Santa Catarina paga a conta. 
 
O prejuízo é milionário.
 
Imprimir Indique Comente

« Voltar

Galeria de
Imagens

Ver todas