Notícias
21/11/2016 - 05h25
IV Congresso Nacional de Segurança e Saúde acontece nesta segunda (21) na Unisanta
Fonte: AssCom Unisanta


A cidade de Santos recebe a partir desta segunda (21) até o dia 24 de novembro, o IV Congresso Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho Portuário e Aquaviário na Universidade Santa Cecília (Unisanta). O tema central deste ano será o “reconhecimento de riscos nos ambientes de trabalho portuário e aquaviário – conhecer, prevenir e controlar”. O Congresso será realizado no Auditório do Bloco E da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Rua Cesário Mota, n° 8, Boqueirão.
A programação foi idealizada para atender trabalhadores, membros de comissões de prevenção de acidentes, empregadores e tomadores de serviços, profissionais de SST, professores, estudantes, pesquisadores e demais profissionais.
A escolha de Santos para sediar o Congresso foi baseada na posse do maior porto da América Latina e por possuir todas as atividades econômicas reunidas em um único polo.
A Fundacentro , organizadora do Congresso, junto aos seus parceiros, acredita, com a realização deste evento, promover o intercâmbio de experiências e informações técnico-científicas no âmbito da SST em uma área que abriga o maior porto da América Latina e também uma área com alto índice de acidentes e doenças do trabalho.
Para o coordenador geral do Congresso, Josué Amador, o Porto de Santos não deve ser reconhecido somente como o maior porto da América Latina, mas também o melhor porto da América Latina no que se refere às condições de trabalho. Josué relembrou os grandes acidentes ampliados que ocorreram nos últimos anos, como na Ultracargo, que levou nove dias para o combate do incêndio, posteriormente na Localfrio e em outro momento, o acidente ocorrido nos armazéns de açúcar, causando o derramamento do melaço no mar. “O porto de Santos tem que superar o título de maior, mas ser também o melhor. Melhor em tecnologia, capacitação profissional e principalmente na SST”, enfatizou.
Os temas que serão abordados durante a realização do Congresso terão como objetivo reforçar as parcerias já existentes entre trabalhadores, empregadores e governo e oferecer uma melhor atualização, especialmente à Policia Militar, ao Corpo de Bombeiros e instituições que poderão se beneficiar da temática e propor ações preventivas.
Para participar, basta se inscrever no link.
Novidades
A edição deste ano contará com o simulador de contêiner e da visita ao Porto de Santos que a Incatep, parceira da Fundacentro na realização do evento, oferecerá aos congressistas. A Incatep, Instituto de Capacitação Técnica Profissional, possui 16 anos de experiência na formação de profissionais da área portuária, retroportuária e aquaviária.
O simulador de contêiner, equipamento utilizado para simular transporte de cargas, estará disponível durante toda a semana do IV Congresso e será apresentado por três professores internacionais que darão explicações no local. De acordo com o responsável pela Incatep, João Gilberto Campos, esses simuladores de equipamentos portuários foram desenvolvidos para atender a realidade brasileira. Além disso, apresentam relatórios onde se possam desenvolver competências operacionais com foco em segurança e saúde no trabalho. “Pretendemos levar ao público participante do Congresso um software totalmente customizado para a nossa realidade, por meio dos simuladores que auxiliam na formação dos profissionais”, comenta o responsável pela Incatep.
Além dos simuladores, serão levadas maquetes que irão demonstrar como funciona o trabalho portuário. Também coordenada pela Incatep, haverá nos dias 21 e 24 de novembro, visita técnica ao Porto de Santos, a partir das 15h para ambos os dias. O objetivo da visita é mostrar aos participantes do Congresso, as operações realizadas no maior Porto da América Latina. A embarcação que comporta 50 pessoas é fechada e monitorada por instrutores e sairá do Píer dos Pescadores e irá até a Brasil Terminais.
Os simuladores de contêineres estarão expostos nas dependências da Universidade Santa Cecília (Unisanta) em local a ser definido pela Comissão Organizadora do Congresso. Informações poderão ser obtidas na recepção do IV Congresso, na Unisanta.
Aos congressistas interessados em participar da visita técnica no Porto de Santos, informamos que o Setor de Eventos da Fundacentro enviará e-mail individualmente (mediante a inscrição para o Congresso já realizada no portal institucional), solicitando a confirmação, ou não, do interesse em realizar a visita. No e-mail, também será informada a grade horária disponível para a realização da visita.Informações poderão ser obtidas na Unisanta no dia do Congresso, ou pelo telefone exclusivo do Serviço de Eventos da Fundacentro: (11) 97545-4608.