Notícias
16/10/2017 - 05h17
Juiz mantém suspensas nomeações de concurso público da Codesp
Fonte: G1 Santos
MPF entrou com ação na Justiça alegando irregularidades no edital do processo


O juiz Alexandre Berzosa Saliba, da 1ª Vara Federal de Santos, manteve a suspensão das nomeações no concurso da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) até tomar uma decisão sobre a anulação da disputa, pedida pelo Ministério Público Federal (MPF). Ele sepultou qualquer possibilidade de acordo.
O MPF entrou com ação na Justiça alegando irregularidades no edital do concurso: primeiro apontou que a reserva de 20% das vagas para negros e pardos, prevista em lei, havia sido descumprida e depois dedurou a eliminação indevida de 56 cotistas após o processo de verificação da identidade racial, realizado em julho.
Na mais recente decisão sobre o caso, nesta semana, o juiz considerou que as tentativas de acordo entre MPF e Codesp para correção do edital foram “infrutíferas” e, por isso, ordenou o prosseguimento normal da ação, chamando a companhia a se manifestar sobre as supostas irregularidades.
Depois disso, Saliba irá bater o martelo se determina ou não, por meio de liminar (decisão antecipada e provisória), a anulação do concurso, para o qual se inscreveram 18.098 candidatos, em busca de 29 vagas em 18 cargos. O exame aconteceu em maio.