Notícias
07/06/2016 - 10h35
Justiça fará mutirão para fechar 30 mil acordos em processos trabalhistas
Fonte: R7
Entre os dias 13 e 17 de junho, acontece a segunda edição da semana de conciliação


Os 24 Tribunais Regionais do Trabalho do país vão participar da segunda edição da Semana Nacional de Conciliação Trabalhista, organizada pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho. A estimativa é que mais de 30 mil audiências conciliatórias sejam realizadas entre empresas e trabalhadores, de 13 a 17 de junho.
A Justiça do Trabalho já está fazendo a triagem das empresas interessadas em participar do mutirão de conciliação. Ao longo do mês de maio, o ministro Emmanoel Pereira, vice-presidente do TST (Tribunal do Superior do Trabalho) recebeu representantes de grandes empresas com expressivo volume de ações na Justiça do Trabalho, como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Santander, Itaú Unibanco, Vale e Petrobrás, que se comprometeram e entregaram listas dos processos que serão submetidos a acordos com os empregados.
Dos processos que tramitam no Tribunal Superior do Trabalho, por exemplo, cerca de 8.300 serão alvos de propostas de acordos. O número corresponde a 88% da média de processos julgados por ministro no ano de 2015. "Os gabinetes julgaram no ano passado 9.471 processos, em média", observa Emmanoel Pereira. "Se todas essas propostas de acordo se concretizarem, em uma semana, resolveremos quase a mesma quantidade do que um gabinete leva um ano para julgar", diz Pereira.
No ano passado, a primeira edição da semana de conciliação aconteceu entre 16 e 20 de março e foram fechados 26 mil acordos. Ao todo, a Justiça trabalhista julgou 3,6 milhões de processos em 2015. O estoque é de 2,1 milhões de ações.