Notícias

08/01/2016 - 03h47

Leilão deve incluir área para fertilizante

Fonte: Valor Econômico

 
O segundo bloco do leilão de arrendamentos portuários deverá incluir mais uma área. O ministro dos Portos, Helder Barbalho, trabalha para acrescentar na próxima rodada de licitações um lote no porto de Santarém (PA) para movimentação de fertilizantes, cujos estudos estão adiantados. Dessa forma, seis áreas comporiam o próximo leilão, todas no Estado do Pará: três em Outeiro, duas em Santarém e uma em Vila do Conde. A perspectiva é que os editais sejam lançados ainda neste mês.
 
As áreas compõem o pacote de 90 arrendamentos que serão feitos até o fim deste ano. "Esta é a meta", disse Barbalho. Outras três áreas que compunham o programa - totalizando 93 lotes - foram licitadas em dezembro, todas no porto de Santos (SP). 
 
O lote de Vila do Conde, para movimentação de grãos, que integrava o primeiro leilão junto com as áreas do cais santista, foi retirado na véspera da disputa por falta de propostas. Desde então, a Secretaria de Portos (SEP) vem conversando com a iniciativa privada para aprimorar a documentação antes de colocar os editais na praça. 
 
"Vamos ter a terceira reunião entre governo, entidades de classe e operadores. Será a última antes da consolidação dos editais", disse o ministro. 
 
O investimento portuário está centrado em três pilares para ampliar a capacidade de movimentação de cargas: novos arrendamentos (licitação de áreas em portos públicos), antecipação da prorrogação de arrendamentos com contratos vigentes e autorização de terminais de uso privado, os chamados TUPs, que ficam fora dos portos organizados.
 
Imprimir Indique Comente

« Voltar

Galeria de
Imagens

Ver todas