Notícias
06/05/2014 - 03h03
Mães do Sindogeesp serão homenageadas no Café da Manhã desta quinta-feira
Fonte: AssCom Sindogeesp / Denise Campos De Giulio

Em mais uma iniciativa que promete momentos de alegria, descontração e muita emoção, a diretoria do Sindicato prepara uma bonita celebração para as mamães do Sindogeesp durante a realização do tradicional Café da Manhã, que acontecerá na manhã da próxima quinta-feira (8).

Em mais uma iniciativa que promete momentos de alegria, descontração e muita emoção, a diretoria do Sindicato prepara uma bonita celebração para as mamães do Sindogeesp durante a realização do tradicional Café da Manhã, que acontecerá na manhã da próxima quinta-feira (8).
"De forma indireta, são elas que operam as máquinas e equipamentos do dia a dia cuidando do lar e dos filhos com extrema dedicação para que os companheiros possam trabalhar com tranquilidade e segurança", afirmou o diretor social, Sérgio Matias Nazaré, que aguarda o comparecimento maciço das homenageadas.
Comemorado no segundo domingo do mês de maio, o Dia das Mães teve origem nos Estados Unidos, onde no ano de 1865 surgiram as primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das mães, quando a ativista Ann Maria Reeves Jarvis organizou o Mother's Friendship Days (dias de amizade para as mães) para melhorar as condições dos feridos na Guerra de Secessão que assolou os Estados Unidos no período.
Um pouco antes, em 1858, Jarvis fundou os Mothers Days Works Clubs com o objetivo de diminuir a mortalidade de crianças em famílias de trabalhadores. Já em 1870 a escritora Julia Ward Howe (autora de O Hino de Batalha da República) publicou o manifesto Mother's Day Proclamation pedindo paz e desarmamento depois da Guerra de Secessão.
Mas reconhecida como idealizadora do Dia das Mães na sua forma atual é a metodista Anna Jarvis, filha de Ann Maria Reeves Jarvis, que em 12 de maio de 1907, dois anos após a morte de sua mãe, criou um memorial para homenageá-la e iniciou uma campanha para que o Dia das Mães fosse um feriado reconhecido. Ela obteve sucesso ao torná-lo reconhecido nos Estados Unidos em 8 de maio de 1914 quando a resolução Joint Resolution Designating the Second Sunday in May as Mother's Day foi aprovada pelo Congresso dos Estados Unidos instalando o segundo domingo do mês de maio como Dia das Mães.
No âmbito desta resolução o presidente dos Estados Unidos Thomas Woodrow Wilson proclamou no dia seguinte que no Dia das Mães os edifícios públicos deveriam ser decorados com bandeiras. Assim, o Dia das Mães foi celebrado pela primeira vez em 9 de maio de 1914. Com a crescente difusão e comercialização para celebrar a data, Anna Jarvis afastou-se do movimento, lamentou a criação e lutou para a abolição do feriado. No Brasil, em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio.