31/10/2014 - 05h25

Mais de 50% da soja de Mato Grosso exportada sai pelo porto de Santos

Fonte: Cenário MT

O Porto de Santos foi responsável pelo escoamento de 51,4% das 13,980 milhões de toneladas de soja exportada por Mato Grosso. Pelo porto paulista saíram entre janeiro e setembro 7,199 milhões de toneladas da oleaginosa. O maior pico de embarques do grão mato-grossense foi em abril quando 1,686 milhão de toneladas saíram rumo ao exterior, em especial a China.

Entre o mês de agosto e setembro os embarques de soja pelo Porto de Santos caíram de 381,7 mil toneladas para 101,2 mil toneladas, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), apresentados no Boletim Semanal da Soja do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

O Porto de Paranaguá, no Paraná, é o segundo que mais embarca produção mato-grossense. Em soja foram 1,491 milhão de toneladas escoadas desde janeiro, com maior pico de 289 mil toneladas e março. Em seguida vem o Porto de Vitória (ES), que tem ganhado destaque nas últimas safras, com 1,394 milhão de toneladas, encostando no Porto de Paranaguá e sendo uma nova alternativa para os produtores de Mato Grosso. Em julho pelo Porto de Vitória chegaram a sair 265,8 mil toneladas de soja mato-grossense.

Pelo Porto de Manaus (AM) foram escoados 851,7 mil toneladas e pelo Porto de São Francisco do Sul (SC) 758,8 mil toneladas. Já pelos portos de Santarém e Barcarena, ambos no Pará, 615,1 mil toneladas e 572,08 mil toneladas respectivamente.