Notícias

24/07/2017 - 05h29

Mais de 60% dos reajustes salariais ganham da inflação

Fonte: Metro Jornal

 
A proporção de reajustes salariais com ganho real cresceu no primeiro semestre do ano, segundo a pesquisa Salariômetro da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). Entre janeiro e junho, 63% das negociações resultaram em aumento acima da inflação, índice três vezes maior que o registrado no mesmo período de 2016 (20,8%).
 
A queda da inflação neste ano tem garantido ganhos reais para a maior parte das categorias. No primeiro semestre de 2017, o ajuste mediano foi de 6,5% para uma variação em 12 meses do INPC entre 3,4% e 6,6%. No mesmo período do ano passado, o aumento mediano foi maior, de 9,8%, mas a inflação foi de 9,12% a 11,3%.
 
As categorias com maior ajuste salarial no primeiro semestre foram: reparação de eletroeletrônicos (3,5%), feiras, eventos e divulgações (2,3%) e agropecuária (1,6%).
 
Em junho, os reajustes salariais tiveram uma ganho real de 1,3%. Foi o sexto mês seguido de aumento acima da inflação.
 
Como as projeções apontam para uma ainda em queda, expectativa é que esse cenário se mantenha nos próximos meses. Segundo projeções de analistas consultados pelo Banco Central, a variação do INPC em 12 meses deve ficar abaixo de 3% até novembro. 

 
Imprimir Indique Comente

« Voltar

Galeria de
Imagens

Ver todas