22/05/2019 - 07h57

Mais de 80% dos trabalhadores dependem só do INSS para aposentadoria, aponta pesquisa

Fonte: Valor Econômico

Levantamento da Abefin aponta que 84% enfrentam dificuldades para lidar com dinheiro.

Uma parcela de 81% dos trabalhadores brasileiros dependem exclusivamente do INSS para a aposentadoria, segundo uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (21). Isso quer dizer que só uma minoria se planeja para a velhice.

Os dados são da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), que em parceria com a Unicamp ouviu cerca de 2 mil funcionários de 100 empresas, dos mais diferentes níveis hierárquicos, de dez Estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia, Ceará, Mato Grosso do Sul, Amazonas e Distrito Federal.

De acordo com o levantamento, só 19% dos entrevistados se planejam para alcançar certos objetivos. E apenas 16% são capacitados financeiramente, ou seja, conseguem pagar suas contas com a remuneração mensal e planejam seus gastos com antecedência.

Por outro lado, 84% dos entrevistados enfrentam dificuldades para lidar com o dinheiro, sofrem prejuízos ou não entendem de finanças.

Os resultados mostram que esses são sintomas que podem levar as famílias ao endividamento, com impactos indesejáveis sobre a renda.

“Os dados são realmente preocupantes”, diz Reinaldo Domingues, presidente da Abefin. “É preciso educar financeiramente os trabalhadores com urgência, para que eles tenham mais sustentabilidade financeira no futuro.”

Ele sustenta que a adoção de tal postura se traduz em ganho também para as empresas, já que uma pessoa saudável financeiramente é mais produtiva. Ele defende que a educação financeira deve ser tratada como parte da responsabilidade social da empresa, beneficiando funcionários, familiares, comunidade e a própria companhia.