Notícias

06/01/2022 - 09h37

Mais um navio com casos de covid-19 atraca no Porto de Santos

Fonte: A Tribuna On-line
 
MSC Seaside contabiliza 90 registros do novo coronavírus, entre tripulantes e passageiros
 
Mais um navio que reportou casos de covid-19 chegou ao Porto de Santos. O MSC Seaside atracou por volta das 6h40 desta quinta-feira (6) e deve desembarcar passageiros e seguir para a área de fundeio do cais santista, onde ficará até o fim da suspensão da temporada de cruzeiros. O prazo é o próximo dia 21. Enquanto isso, o Governo Federal estuda uma forma de viabilizar o retorno das atividades.
 
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no MSC Seaside são 65 casos confirmados de covid-19 entre os tripulantes e 25 entre os passageiros. Com isso, o navio está no nível 3 do cenário epidemiológico, que vai até o nível 4, quando mais de 90% das acomodações de isolamento estão ocupadas.
 
De acordo com a autoridade sanitária, o MSC Seaside tem capacidade para transportar até 3.622 passageiros, em atendimento ao protocolo vigente. Ele exige que apenas 75% das cabines sejam oferecidas para os turistas. O restante deve ficar disponível para acomodar possíveis contaminados e contatos próximos, em isolamento.
 
Com embarque no dia 30 de dezembro e desembarque no dia 7 de janeiro, o itinerário oficial do MSC Seaside, antes das suspensões da Anvisa, era Santos (SP), Rio de Janeiro, Ilheus (BA), Salvador (BA), Ilha Grande (RJ) e Santos (SP).
 
Casos
 
Desde o início da temporada de cruzeiros, no dia 1º de novembro do ano passado, até a última segunda-feira (3), foram confirmados 829 casos de covid-19 entre tripulantes e passageiros das cinco embarcações que operam no Brasil.
 
“Chama a atenção a identificação de 502 casos entre tripulantes, o que representa 60% dos casos positivos a bordo das embarcações. Por se tratar de viajantes com maior período de permanência nas embarcações, a ocorrência de infecção entre a tripulação agrega maior grau de risco à condição sanitária desses navios”, destacou a Anvisa, em nota.
 
A autoridade sanitária reforça que, desde agosto do ano passado, já havia se manifestado pela inviabilidade da retomada da temporada de navios de cruzeiro no Brasil e que ela deveria estar condicionada à avaliação do cenário epidemiológico do País.
 
Este cenário vem mudando ao longo da temporada. Diante do aumento exponencial de contaminações, a suspeita é de que se trate do surgimento da variante Ômicron.
 
Nos primeiros 55 dias da temporada, foram detectados de 31 casos de covid-19, até o Natal. Em seguida, foram registrados 798 casos em apenas nove dias, entre 26 de dezembro e 3 de janeiro deste ano, o que representa um aumento de 25 vezes nesse período.
 
Imprimir Indique Comente

« Voltar

Galeria de
Imagens

Ver todas