Notícias
03/06/2015 - 05h48
Ministério muda regras para estrangeiros retirarem Carteira de Trabalho no país
Fonte: G1
Portaria autoriza órgãos da administração pública direta e indireta a emitirem o documento
Portaria publicada na últma sexta-feira (29) no Diário Oficial da União facilita o processo para estrangeiros solicitarem e retirarem a Carteira de Trabalho no país. A partir de agora, órgãos da administração pública direta e indireta poderão prestar o atendimento e fornecer o documento. Antes, pessoas vindas de outros países só podiam pedir a carteira na Coordenação-Geral de Imigração.
Com a nova medida, os órgãos interessados a prestar o atendimento deverão celebrar um acordo de cooperação técnica com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE). Para isso, precisará apresentar uma proposta que comprove as condições para fornecer o documento. O pedido será avaliado pela Coordenação de Identificação e Registro Profissional (CIRP).
De acordo com dados do Ministério do Trabalho e Emprego, um total de 51.751 trabalhadores estrangeiros foram autorizados a trabalhar em território brasileiro em 2014. A expectativa é que a mudança reduza o tempo de atendimento aos estrangeiros.
A emissão do documento será realizada, exclusivamente, por meio do Sistema Informatizado da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).