Notícias

23/01/2015 - 16h37

Ministro Edinho Araújo apresenta Plano de Escoamento da Safra ao governo de SP

Fonte: AssCom SEP



“O governo de São Paulo irá apoiar integralmente o plano de escoamento da safra agrícola pelo Porto de Santos. Essa interação entre órgãos federais e estaduais será a base para o sucesso da operação”. A frase é do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, ao receber em audiência o ministro da Secretaria dos Portos (SEP/PR), Edinho Araújo, na noite desta quarta-feira (21), no Palácio dos Bandeirantes.
 
O ministro da Secretaria dos Portos  levou ao governador detalhes sobre o plano conjunto com os Ministérios da Agricultura e Transportes para evitar filas de caminhões que transportam granéis nas proximidades do Porto e congestionamentos nas principais vias das cidades da Baixada Santista. Segundo Edinho Araújo, o plano estimula o agendamento prévio de dia e horário de descarregamento dos caminhões que levam grãos e farelo de soja ao porto de Santos.
 
Para ele, o apoio do governo de São Paulo, por meio da Secretaria dos Transportes e da Polícia Rodoviária, auxiliando na fiscalização e apoio aos caminhoneiros em casos de avaria em veículos, será essencial para o sucesso do escoamento de safra agrícola, cujo pico vai de abril a maio.
 
“Na safra passada, o agendamento evitou um caos nas áreas portuárias e nos acessos. Este ano, estamos aprimorando o programa, com a disponibilização de mais um pátio para estacionamento temporário de 650 caminhões na Baixada, para que eles aguardam a hora certa de chegar ao Porto, sem comprometer o tráfego local”, explicou o ministro.
 
Edinho também destacou o funcionamento, inicialmente em caráter experimental, de um sistema de leitura de placas dos caminhões na área portuária. “A imagem da placa do veículo é enviada a uma central que a processa, fazendo um raio-x do movimento de caminhões no porto e indicando se o agendamento prévio foi, ou não, cumprido”.
 
Imprimir Indique Comente

« Voltar

Galeria de
Imagens

Ver todas