Notícias
20/12/2013 - 03h55
Mobilização pelo Portus é pauta de encontro em Vitória
Fonte: AssCom FNP

Mobilização pela recuperação do Portus, previdência complementar dos portuários, foi o assunto central da pauta do encontro “Análise dos desafios e conquistas de 2013”, que iniciou na manhã desta quarta-feira, dia 18, em Vitória (ES). Organizado pelo Sindicato Unificado da Orla Portuária SUPORT-ES e pela Federação Nacional dos Portuários (FNP), o evento reuniu autoridades, portuários de todo o país e representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT).
Na ocasião, os trabalhadores decidiram organizar um calendário de mobilizações regionais e nacional em defesa do Portus para o início do próximo ano. Sob intervenção desde agosto de 2011, o fundo enfrenta dificuldades para pagar os benefícios de seus assistidos devido à inadimplência das patrocinadoras (as companhias Docas) e da União, como sucessora da extinta Portobrás.
”Tendo em vista o papel dos portos e dos portuários no desenvolvimento da economia nacional, o governo tem a obrigação de saldar a dívida com o Portus”, disse o presidente da FNP, Eduardo Guterra.
Gestão portuária
À tarde os debates prosseguiram falando sobre gestão portuária, guarda portuária e plano de cargos, carreiras e salários.
O vice-governador do Espírito Santo, Givaldo Vieira, foi um dos membros da mesa e destacou os investimentos nos portos do estado. Ele disse que o canal de diálogo com as categorias deve estar sempre aberto para que não se permita fazer qualquer processo desconsiderando os trabalhadores, como já aconteceu no passado. “Temos que fazer um debate que permita o desenvolvimento do estado, que tenha o protagonismo do trabalhador portuário”.
Nesta quinta-feira (19), o evento continuou com o debate dos temas exclusividade da capatazia x categoria preponderante e contratação com vínculo empregatício.