Notícias
25/03/2014 - 01h05
Movimentação de contêiner cresce abaixo do esperado
Fonte: Folha de S. Paulo

O crescimento da movimentação de contêineres nos portos brasileiros no ano passado ficou abaixo do esperado pela Abratec (Associação Brasileira dos Terminais de Contêineres de Uso Público).
No início de 2013, a expectativa era que houvesse uma expansão de 10%. O ano, no entanto, encerrou com um incremento de 7%, segundo dados da entidade. No total, foram movimentadas 5,85 milhões de unidades.
"Procuramos ser sempre otimistas em relação à economia e ao comércio internacional, por isso iniciamos com uma projeção de 10%", diz o presidente-executivo da associação, Sérgio Salomão.
"Mas, já no meio do ano, pareceu que a meta não seria exequível. O 7% acabou sendo um número razoável para o setor", acrescenta.
A alta, porém, foi maior que a registrada em 2012, quando houve uma elevação de cerca de 5,2%. Para este ano, a previsão é que o crescimento atinja 8%.
"É bom lembrar que estamos sendo otimistas novamente. A movimentação de contêineres apenas repercute o que acontece na economia internacional e do país."
Sobre os impactos no setor das futuras concessões dos portos, previstas para 2014, Salomão diz que ainda não é possível fazer projeções.
"O modelo de licitação está sendo submetido a apreciação do TCU (Tribunal de Contas da União). Antes que as concessões se realizem, ainda há um longo caminho."