22/06/2018 - 08h45

Movimentação de contêineres da Santos Brasil sobe 0,5% no 1º trimestre

Fonte: Valor Econômico

A Santos Brasil registrou uma movimentação de contêineres 0,5% maior no primeiro trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período de 2017, somando um volume total de 253,1 mil contêineres. Desconsiderando o volume do ESA, serviço de navegação que fazia uma rota para a Ásia e teve seu contrato encerrado em abril do ano passado, o volume consolidado de seus terminais cresceu 18,2%.

Os dados foram apresentados na segunda-feira, após o fechamento do mercado, junto com as informações financeiras relativas aos primeiros três meses do ano. A empresa atrasou em mais de um mês a divulgação após a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) negar o pedido feito para alteração do prazo de depreciação e de amortização dos ativos objeto de concessão pública do terminal de contêineres do porto de Santos Tecon 1.

Nas operações de longo curso, que representaram 73,1% do total movimentado no primeiro trimestre, o volume de contêineres de importação caiu 13,4% e o de exportação recuou 7,6%. Já as operações de cabotagem, que representaram 26,9% do total, cresceram 3,2%.

O Tecon Santos movimentou 215,3 mil contêineres, queda de 5,1% em relação ao primeiro trimestre de 2017. De acordo com a Santos Brasil, o recuo foi puxado pela baixa de 6,1% no volume de movimentação de contêineres cheios, ainda que a queda tenha se arrefecido ante os trimestre anteriores. Sem considerar o volume do serviço ESA, a movimentação subiu 14%. A utilização da capacidade instalada no Tecon Santos atingiu 68,4%, com o terminal alcançando 34,2% de participação de mercado no porto de Santos, abaixo dos 41% do primeiro trimestre do ano passado.

A empresa informou também que o volume de contêineres movimentados pelo Tecon Vila do Conde, no Pará, aumentou 38%, a 24 mil unidades, puxadas pelas exportações de manganês e frutas. O Tecon Imbituba, em Santa Catarina, registrou uma movimentação de 14 mil contêineres, alta de 84,6%, graças ao serviço de longo curso ASAS, que faz viagens para a Ásia. A operação, que entrou em vigor em setembro, teve uma movimentação de 6,5 mil contêineres no período, com 13 navios operados.