Notícias

09/09/2021 - 08h41

Multa a ‘importador de lixo’ no Porto de Santos deve sair na quinta-feira

Fonte: A Tribuna On-line
 
Os autos de infração serão aplicados ao responsável pela importação de 68 contêineres
 
Os autos de infração que serão aplicados ao responsável pela importação de 68 contêineres carregados com lixo estão sendo preparados pelo Instituto Brasileiro de Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A expectativa é de que os documentos fiquem prontos na quinta. Além de uma multa de R$ 40 milhões, o órgão irá exigir a devolução das caixas metálicas em até 30 dias.
 
Os contêineres têm como origem três países: Estados Unidos, Honduras e República Dominicana. Fiscais da Receita Federal desconfiaram do conteúdo e deram o alerta ao Ibama. Na declaração, tratava-se de uma importação de papelão. Porém, o conteúdo ia muito além disso.
 
Máscaras usadas, rolos de papel higiênico, panos de vários tipos, fraldas geriátricas, garrafas, bulas e embalagens de remédios foram encontradas nos contêineres. Também foram encontrados besouros, larvas e moscas.
 
Segundo o importador, os contêineres estavam carregados apenas com papelão para reciclagem. Porém, houve uma denúncia de importação de resíduos seletivos domésticos.
 
Segundo a agente ambiental federal Ana Angélica Alabarce, responsável pelo Ibama na região, além da multa, o importador é obrigado a devolver a carga aos países de origem. Caso isso não seja feito, o responsável deverá arcar com uma multa diária. A ideia é evitar que carregamentos deste tipo se tornem rotina no Porto.
 
Imprimir Indique Comente

« Voltar

Galeria de
Imagens

Ver todas