Notícias

20/07/2018 - 06h07

Navio desgovernado com carga de suco quase invade cidade no litoral de SP

Fonte: G1 Santos
 
Embarcação realizava manobra de saída do Porto de Santos, no litoral paulista, quando intensa neblina bloqueou a visibilidade do canal de navegação.


 
O navio 'Orange Sun', carregado com mais de 30 mil toneladas de suco, saiu do Canal de Navegação do Porto de Santos, no litoral de São Paulo, e quase colidiu contra embarcações, uma ponte de atracação e as muretas da Ponta da Praia. No momento do incidente, uma intensa neblina atingia a região e prejudicou a visiblidade.
 
Segundo informações apuradas pelo G1, o navio-tanque havia desatracado do terminal da Citrusoco, na Margem Esquerda, às 17h04. Durante a manobra de saída do cais, nas proximidades da Ponte dos Práticos, a embarcação fez uma guinada brusca à direita, 19 minutos depois, e parou ao jogar uma das âncoras no mar.
 
O 'Orange Sun' ficou atravessado no Canal do Porto de Santos, bloqueando totalmente o tráfego de embarcações por aproximadamente 20 minutos, segundo dados do monitoramento do cargueiro via satélite. No momento do incidente, a visibilidade no local ficou prejudicada em razão da neblina.
 
Rebocadores foram deslocados até a região e conseguiram retirar o navio do local em segurança. As autoridades envolvidas informaram que não houve encalhe, e que as embarcações de apoio auxiliaram para que o cargueiro pudesse retomar o rumo correto no Canal, entre as boias que balizam o trecho.
 
A Praticagem de São Paulo informou que o navio ficou sem navegabilidade, mas não informou se o problema foi mecânico ou relacionado às condições climáticas. A Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP) apura o que aconteceu e verifica a necessidade de abrir um inquérito sobre fatos e incidentes da navegação. A Marinha do Brasil solicitou que a embarcação fundeasse na Barra de Santos, para a realização de inspeção e verificação de eventuais avarias.
 
Navegação suspensa
 
Por conta do forte nevoeiro, o Porto de Santos teve a entrada e saída de navios suspensas durante o dia. A navegação foi interrompida às 3h, retomada às 15h10 e novamente paralisada às 17h20. Ao menos 20 navios foram afetados.
 
A travessia de barcas de passageiros entre Santos e Vicente de Carvalho também ficou interrompida durante a madrugada e início da manhã, assim como as balsas de veículos entre Santos e Guarujá.
 
Imprimir Indique Comente

« Voltar

Galeria de
Imagens

Ver todas