Notícias
05/06/2014 - 01h27
O desencanto de Pih, o primeiro empresário que apoiou o PT
Fonte: Valor Econômico

Lawrence Pih, dono de um dos maiores moinhos de trigo do Brasil, o Pacífico, ficou conhecido nacionalmente por ter sido um dos primeiros empresários a apoiar publicamente o PT, ainda na segunda metade dos anos 80.
Depois de mais de uma década de PT na Presidência da República, Pih afirma que foi excessivamente otimista ao crer no partido como alternativa de mudança. Ele critica duramente tanto a política econômica quanto a social. Muitos brasileiros passaram, é fato, a fazer parte da classe média - mas uma classe média "modesta", já que a renda per capita dessa faixa, de R$ 292 mensais, equivale a apenas U$ 4,30 por dia.
Nos negócios, Pih não revela dados sobre suas empresas. Mas diz que desistiu de fabricar massas e, talvez venha a desistir de biscoitos, porque se convenceu de que a industria não é o foco nacional. "Ser empresário no Brasil é vocação e sacerdócio. Em 1995, a indústria era 29% do PIB e hoje é 14%".
Autodidata aficcionado por macroeconomia, Pih considera que nenhum dos pilares macroeconômicos adotados pelo atual governo - superávit primário, meta de inflação e câmbio flutuante - esta sendo aplicado com rigor.