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30/11/2015 - 02h35

Obras em infraestrutura de transporte podem ser saída para a recessão

Fonte: Folha de S. Paulo

 
A retomada dos investimentos em infraestrutura está no centro da estratégia do governo para tirar o país da recessão econômica.
 
Além do início de novas obras, que geram empregos, os empreendimentos em logística ajudarão o país a reduzir custos de transporte e aumentar sua capacidade de competição no exterior.
 
"Estamos vivendo uma fase de transição e de construção das bases do novo ciclo de crescimento", afirmou o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, na abertura do seminário Fórum Infraestrutura de Transporte, promovido pela Folha.
 
Segundo ele, o governo tem papel fundamental neste processo. Ao mesmo tempo que tem de agir para melhorar o ambiente de negócios, precisa coordenar de forma eficiente o programa de concessões.
 
Para acelerar os investimentos, o ministro afirmou que o governo irá priorizar a concessão de rodovias, ferrovias e aeroportos existentes. Esses empreendimentos têm "risco menor, receita imediata e atendem à demanda reprimida", afirmou.
 
Regras também serão modificadas com o intuito de facilitar a análise dos projetos por grupos estrangeiros.
 
MODELO INÉDITO
 
O governo busca ainda soluções para empreendimentos considerados menos atrativos. O Ministério dos Transportes estuda, por exemplo, promover concessões patrocinadas de rodovias, segundo a secretária-executiva da pasta, Natália Marcassa. Neste modelo, a União arcaria com os investimentos em obras e o setor privado apenas com a operação e manutenção das vias.
 
O sistema, que já foi adotado por governos estaduais, seria usado em rodovias com menos tráfego.
 
O ministro dos Portos, Helder Barbalho, reiterou a determinação do governo em trabalhar com empresários e investidores. Segundo ele, neste momento, a orientação é trabalhar para que o investimento privado possa acontecer. Para isso, é preciso compromisso com os contratos.
 
"Não é possível que haja insegurança e instabilidade de regras em contratos vigentes e de longo prazo", disse.
 
R$ 66 BI
são os investimentos previstos para a concessão de 7.068 km de rodovias
 
R$ 86 BI
é quanto o setor de ferrovias deve receber de investimentos com as novas concessões



 
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