Notícias

28/03/2013 - 07h17

Paranaguá elimina fila de caminhões, mas a de navios continua

Fonte: UOL
 
 
Na contramão de Santos (SP), o porto de Paranaguá (PR) não registra filas de caminhões há um ano e sete meses.
 
Mas as filas de navios, problema também comum em Santos, permanecem.
 
O terminal paranaense chegou a ter filas de caminhões de até cem quilômetros no início dos anos 2000.
 
Há cerca de um ano, a administração começou a reforçar a comunicação com exportadores e caminhoneiros e a aplicar multas para fazer valer o pré-cadastro do porto, o Carga Online, que ordena o envio de carretas e o descarregamento nos terminais.
 
O software existe desde 2000, mas não funcionava antes por falta de controle. Hoje, um caminhão só desce ao porto se tiver senha.
 
O número de senhas distribuídas por dia varia conforme o número de navios atracados, a capacidade dos armazéns em Paranaguá e a capacidade de movimentação de cada terminal.
 
Se conseguiu desfazer esse nó, por outro lado, a gestão ainda não teve sucesso em aliviar a espera dos navios que aguardam para carregar, e cujo pico se repete safra após safra.
 
Ontem à tarde, havia 103 navios na fila, dos quais 75 iriam embarcar grãos. Três deles aguardavam desde 30 de janeiro – quase dois meses de espera.
 
Para a administração, a procura pelo porto independe do seu controle e reflete a alta demanda pelos grãos do país, que este ano terá mais uma safra recorde.
 
Imprimir Indique Comente

« Voltar

Galeria de
Imagens

Ver todas