Notícias
14/03/2017 - 04h21
Perimetral vira um 'sabão' durante a safra de soja no Porto de Santos
Fonte: A Tribuna On-line / Bruno Lima
Com grãos espalhados na pista, acidentes de trânsito acabam acontecendo com mais frequência


Chegamos ao período de exportação de soja no Porto de Santos. Isso significa que a Avenida Perimetral acaba virando palco para uma série de acidentes de trânsito. As colisões se dão, geralmente, por conta dos grãos que caem das caçambas dos caminhões e, misturados com a água da chuva, transformam a pista portuária num verdadeiro 'sabão'.
A auxiliar administrativa Jéssica Silva de Oliveira, de 25 anos, que estava na garupa da moto guiada pelo namorado Diego Menezes da Silva, de 29, sentiu o poder dessa combinação perigosa.
Ao tentar arrancar com o veículo depois de parar no sinal vermelho, em frente ao Terminal de Passageiros Marítimos Giusfredo Santini, sentido Praia/Centro, Diego viu os pneus derraparem e arremessá-lo, junto com Jéssica, ao chão.
“Ele acelerou um pouco e já vi que estávamos escorregando. Caímos no meio da pista. O meu namorado gritou para que o motorista do carro que vinha atrás não nos atropelasse. Foi então que um segundo carro também deslizou na área em que tinha soja, bateu na traseira do automóvel e freou perto da nossa moto”, conta Jéssica.
Com lesões no tornozelo, a canela e no ombro, a auxiliar administrativa recebeu atendimento do Resgate do Corpo de Bombeiros, junto com Diego, que machucou o joelho, o dedão de um dos pés e o cotovelo. “Enquanto nós éramos socorridos no local, um outro motociclista, na pista oposta, também perdeu o controle do veículo e deslizou na pista. Foram três acidentes em poucos minutos”, diz Jéssica.
Codesp
Procurada, a Codesp informou, por meio de nota, que realiza diariamente duas operações de limpeza das pistas utilizando equipamento de varrição mecânica, eliminando resíduos da avenida.
A empresa afirma que a responsabilidade pela queda de grãos (caso da soja) é do “terminal que movimentará a carga. No caso de chegada de caminhão com derrame, tal veículo não deve ser atendido. Após a descarga do produto, o caminhão deve ser vistoriado no terminal para impedir o derrame de grãos ao sair”, diz a nota.
Se você flagrar qualquer situação do tipo nas avenidas do Porto de Santos, informe o plantão 24 horas da Autoridade Portuária, por meio do telefone 32026513. Essa é a dica da Codesp.