Notícias
11/03/2013 - 03h23
PLR deve constar no informe de rendimentos e entrar no IR
Fonte: Veja.com

A Receita Federal espera receber 26 milhões de declarações em 2013. Todos os contribuintes que receberam no ano passado rendimentos tributáveis superiores a 24.556,65 reais precisam prestar contas ao Fisco. Quem deixar de entregar o IR 2013 pode ser multado em 165,74 reais ou ser obrigado a pagar 20% do valor do imposto devido. A pergunta abaixo pode ajudá-lo a preencher sua declaração de renda.
O valor recebido da empresa como Participação nos Lucros e Resultados (PLR) deve ser declarado no IR? Se sim, como incluir a informação?
A Participação nos Lucros e Rresultados (PLR) paga pelas empresas aos funcionários é rendimento tributado na fonte, separadamente dos demais rendimentos recebidos no mês. Essa tributação é uma antecipação do imposto sobre a renda devida na declaração de rendimentos da pessoa física e compete à empresa reter e recolher o imposto.
A operação constará no informe de rendimentos enviado pela empresa ao funcionário até 28 de fevereiro. Quando for preencher sua declaração, o trabalhador deve informar os valores na Ficha de Rendimentos Tributáveis recebidos de Pessoa Jurídica.
Dúvidas – Em sua página na internet, a Receita Federal mantém uma lista de perguntas e respostas das dúvidas mais frequentes.