02/12/2016 - 10h33

Pnad 2015: Trabalho infantil cai quase 20%

Fonte: O Globo

Queda foi puxada por crise econômica

O trabalho infantil caiu quase 20% (19,8%) em 2015, mas o movimento foi puxado pela crise econômica, que tornou mais difícil o acesso de crianças e adolescentes ao mercado de trabalho. Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) mostra que eram 2,672 milhões de pessoas de cinco a 17 anos nessa condição, o que significa uma redução de 659 mil pessoas a menos na passagem entre 2014 e 2015.

O maior recuo em termos percentuais ocorreu na faixa entre dez e 13 anos, de 31,1%, que passou a ter 333 mil crianças trabalhando. Nessa faixa etária, o trabalho infantil é totalmente ilegal.

— Essa queda não é resultado do trabalho infantil especificamente. A ocupação como um todo caiu, o que afetou também as crianças e os jovens — afirmou Maria Lucia Vieira, gerente da Pnad.

No grupo de 14 a 17 anos — que é o maior contingente entre as crianças e jovens —, o número caiu de 3,778 milhões em 2014 para 2,260 milhões em 2015, ou seja, uma redução de 518 mil pessoas ocupadas. As maiores reduções foram no Nordeste (180 mil pessoas) e Sudeste (163 mil pessoas).

O rendimento médio domiciliar per capita real das pessoas de 5 a 17 anos ocupadas foi de R$ 630 em 2015, enquanto o das pessoas não ocupadas ficou em R$ 687.