Notícias
31/01/2020 - 08h47
'Ponte não combina com porto', diz ministro da Infraestrutura
Fonte: Diário do Litoral
Projeto para interligar Santos e Guarujá, defendido pelo Governo do Estado, não agrada Tarcísio Gomes de Freitas

O projeto da ponte para interligar Santos e Guarujá, defendido pelo Governo do Estado, não agrada o ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, que esteve em Santos nesta quarta-feira (29) para assinatura do contrato de concessão de um terminal leiloado no Porto.
Para ele, “ponte não combina com porto”, e outras alternativas precisam ser estudadas, como o túnel submerso. Ele acredita que construir a estrutura em área de manobra de embarcações pode prejudicar a operação portuária.
“Pretendemos operar com navios cada vez maiores. Imagina travar todo esse movimento por causa dos pilares de uma ponte?”, questiona.
O ministro se diz disposto a discutir o assunto, mas defende um projeto de ligação seca que não cause restrições às operações do Complexo Portuário.
GOVERNO DO ESTADO
O governador João Doria (PSDB) afirmou durante visita à Santos, na última segunda-feira (27), que a construção da eventual ponte entre Santos e Guarujá não inviabilizaria a obra de um túnel.
“No futuro, teremos a liberação da ponte, que é um sonho do governo, que é uma opção que não envolve dinheiro público, apenas privado e que já foi negociado e autorizado pela concessionária. O governo abre mão da outorga para que todo o investimento seja feito nessa ponte”, disse na ocasião.
Ao mesmo tempo, afirmou que o túnel não está descartado pelas autoridades. “Isso não implica que num futuro próximo, venha a ser feito o túnel também. Um não inviabiliza o outro, o que não pode ocorrer é a imobilidade”.






Área Restrita